terça-feira, 22 de novembro de 2016

Daniel Bernardes Trio e Carlos Bica Festival de Jazz encerra no próximo fim-de-semana



A 2ª edição do Festival de Jazz da Marinha Grande termina no próximo fim-de-semana, com concertos de Daniel Bernardes Trio e Carlos Bica, nos dias 25 e 26 de novembro, no Auditório José Vareda do Sport Operário Marinhense e na Casa da Cultura Teatro Stephens, respetivamente.

A organização é da Câmara Municipal da Marinha Grande com o apoio do Sport Operário Marinhense. A direção artística está a cargo do saxofonista César Cardoso.

O Festival de Jazz teve início no dia 11 de novembro, com o espetáculo de Miguel Amado Group. Seguiu-se a realização do workshop de iniciação ao jazz dirigido por Bruno Santos e o concerto do Septeto do Hot Clube de Portugal, no dia 12 de novembro.

No próximo fim-de-semana realizam-se os seguintes concertos:

25 de novembro . sexta-feira . 21h30
Auditório José Vareda - Sport Operário Marinhense
DANIEL BERNARDES TRIO
Em 2013 Daniel Bernardes lança “Nascem da Terra”, que o estabelece como uma das principais figuras da nova geração de músicos de jazz portugueses. Disco muito bem recebido pela crítica e pelo público em geral, sendo tocado nas principais salas portuguesas e integrando a edição desse ano da Festa do Jazz do Teatro S. Luiz em Lisboa. 

Este concerto marca o início de um novo ciclo para Bernardes, onde pôde ser ouvida, em estreia absoluta, música escrita desde o lançamento de “Nascem da Terra”. Na sequência da estética evidenciada no álbum, marcada pelo cruzamento da espontaneidade do jazz e o lirismo da música de tradição europeia, o novo trabalho revela uma utilização mais alargada do silêncio como elemento catalisador do gesto musical. 

O novo trabalho marca também o início de um ciclo em homenagem ao realizador polaco Krzysztof Kieślowski. A ideia para este ciclo é inspirada na série “Dekalog”, onde Kieślowski se debruça sobre a temática dos Dez Mandamentos, dedicando um filme a cada um destes. Inspirado por esta ideia, Bernardes explora neste seu ciclo a ideia de motivo recorrente, uma frase musical curta, aparentemente desligada da narrativa musical, e que se mantém de peça para peça.

Os músicos escolhidos para este novo trabalho - Joel Silva e Carlos Barretto - dispensam apresentações, duas referências absolutas do jazz em Portugal, e que curiosamente se cruzaram há mais de dez anos no Orfeão de Leiria. Joel Silva é um baterista estabelecido, com uma criatividade infinita e também ele compositor com o seu disco de estreia “Geyser”. Colabora desde há muito com Bernardes o que fomentou entre os dois uma empatia enorme que se vê e se ouve nos concertos ao vivo. 

Carlos Barretto é um dos melhores e mais versáteis contrabaixistas do mundo. A sua discografia é incontornável na história do jazz europeu. A sua criatividade musical aliada a um domínio absoluto do contrabaixo e um som inconfundível, tornaram inevitável para Bernardes a colaboração neste novo trabalho. 

Ficha Artística:
Piano – Daniel Bernardes
Contrabaixo – Carlos Barretto
Bateria - Joel Silva 
Duração: 1h15 s/ intervalo
M/6
Preço: 8€

26 de novembro . sábado . 21h30
Casa da Cultura Teatro Stephens
CARLOS BICA . “AZUL” 
“Entre os vários projetos musicais que Carlos Bica lidera, e para lá das suas participações em outras áreas como o teatro, a dança e o cinema, o seu trio “Azul“ com o guitarrista Frank Möbus e o baterista Jim Black tornou-se a imagem de marca do contrabaixista e compositor. Foi com estes dois músicos, que fazem hoje parte integrante da personalidade musical do projeto, que Bica inaugurou a sua discografia pessoal, em 1996. O álbum chamou-se Azul e o grupo também.

Vinte anos passados desde a edição de “Azul”, o primeiro disco do trio de Carlos Bica com Frank Möbus e Jim Black, eis que o trio está de regresso, em disco e no palco. Com a solidez de projeto que o tempo transcorrido foi urdindo, mas também com a frescura decorrente de todos os três músicos quererem ir mais longe, não se repetindo nem se contentando com o que já fizeram – e foi, como se pode imaginar, muito. Com os Azul de 2016 reconhecemos a identidade da escrita de Bica e do som construído por estes três mestres do jazz do século XXI, mas descobrimos algo mais, entre o que estava já anunciado nos álbuns anteriores e o que não esperávamos de todo… 

Vinte anos depois, aí estão os Azul de Carlos Bica, melhores do que nunca.”
Rui Eduardo Paes (2016)
Ficha Artística:
Guitarra - Frank Mobbus 
Contrabaixo - Carlos Bica 
Bateria - Jim Black 
Duração: 1h15 s/ intervalo
M/6
Preço: 8€

Reservas: teatro.stephens@cm-mgrande.pt ou telefone 244573377.
Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, nos dias de espetáculos das 18h00 às 22h00. Nos dias 11 e 25 serão vendidos bilhetes também no Auditório do Sport Operário Marinhense das 20h30 até à hora do espetáculo.

____________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário