Situação ocorreu a semana passada. Dois Bombardeiros russos entraram no espaço aéreo de responsabilidade portuguesa sem autorização.
A Força Aérea Portuguesa (FAP) intercetou dois bombardeiros russos que entraram no espaço aéreo de responsabilidade portuguesa sem autorização.
A situação ocorreu na madrugada de quarta para quinta-feira da semana passada. Fonte da Força Aérea Portuguesa explicou à TSF que a interceção aos dois Tupolev T1-95 Bear foi feita por dois F-16 da FAP por motivos de segurança.
Conforme explicou à TSF o coronel Rui Roque, chefe do gabinete de relações públicas da FAP, a opção de usar os F16 deveu-se ao facto de este tipo de bombardeiros russos não emitirem sinal nem responderem a contacto rádio, o que os torna numa espécie de aviões "invisíveis" para a aviação comercial.
O coronel Rui Roque frisou que em momento algum as aeronaves russas tiveram um comportamento hostil ou fizeram ameaças.
A mesma fonte adiantou que o espaço aéreo de responsabilidade portuguesa é mais vasto que o espaço aéreo português. Cabe à Força Aérea Portuguesa garantir a segurança do tráfego aéreo civil e missões de salvamento nesse espaço.
Fonte: TSF
_________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário