terça-feira, 22 de novembro de 2016

Trump deita ao lixo Acordo Transpacífico

Resultado de imagem para Trump deita ao lixo Acordo Transpacífico
O futuro Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou hoje, num video colocado no YouTube, que vai retirar os Estados Unidos do Acordo de Associação Transpacífico, que qualificou como um "potencial desastre" para o país.
Donald Trump, que durante a campanha eleitoral tinha afirmado a sua oposição ao acordo, disse que quando assumir a Casa Branca, a 20 de Janeiro, vai negociar "tratado bilaterais justos", que gerem empregos para o país.
O Acordo de Associação Transpacífico, uma iniciativa impulsionada pelo Presidente cessante, Barack Obama, não foi ainda ratificado pelo Congresso dos Estados Unidos, devido à forte oposição dos republicanos.
O acordo, assinado a 04 de fevereiro, depois de cinco anos de negociações, inclui os Estados Unidos, Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura e Vietname e afeta 40 por cento da economia mundial.
As negociações do acordo, vistas por alguns analistas como uma medida para responder ao crescimento da China no Pacífico, tiveram que ultrapassar importantes desacordos em relação aos setores agrícola, propriedade intelectual e patentes farmacêuticas, entre outras áreas.
O Acordo de Associação Transpacífico tem sido criticado pelo secretismo que o rodeou, já que o texto só foi divulgado quando se completaram as negociações e sem ser possível fazer alterações.
O presidente eleito tem sido alvo de muita contestação nos Estados Unidos, mas hoje à porta da sua casa em Nova Iorque, umas da figuras da cidade, o "Naked Cowboy" quis mostrar o seu apoio a Donald Trump.

No átrio da torre Trump, o "Naked Cowboy", saiu do seu ambiente habitual em Times Square, onde anima os turistas na Big Apple.
TSF
_______________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário