sábado, 19 de novembro de 2016

Hora de Fecho: Maria Filomena Mónica e a pobreza em Portugal

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Num novo livro, que o Observador pré-publica em exclusivo, Maria Filomena Mónica escreve sobre os encontros que foi tendo com a pobreza e sobre as pessoas que "sofrem por não ter de comer".
O Governo socialista nega a existência de qualquer acordo escrito que com os administradores da Caixa que os isentaria de entregar as declarações de rendimentos no Tribunal Constitucional.
A bastonária Elina Fraga ficou em primeiro lugar com uma diferença de cerca de 800 votos face a Guilherme Figueiredo. Fraga e Figueiredo vão disputar 2.º volta a 6 de dezembro.
O PS propôs que as conservas de ostras sejam tributadas a 13% em sede de IVA, que os medidores da diabetes passem para a taxa reduzida (de 6%) e que as próteses dentárias fiquem isentas daquele imposto.
Imposto ainda não entrou em vigor, mas já foi agravado. Comércio e serviços ficam de fora. Imóveis para habitação pagam a diferença: acima de 600 mil duplica, acima de um milhão mais que triplica.
Foi lançado em 1987 e transformou-se no primeiro grande sucesso do autor. A propósito da reedição em Portugal, a tradutora Maria João Lourenço recupera a história e o impacto de "Norwegian Wood".
Não entrou à primeira para a RTP porque era feio, estava de serviço quando nasceu a primeira filha e trocou de turno no 25 de Abril. Júlio Isidro recorda (quase) tudo numa entrevista de vida.
Os cadernos Firmo, de mão em mão, de mochila em mochila, secretária em secretária, existem há precisamente 65 anos. Hoje, usa do futuro para continuar no presente. Sem nunca esquecer o passado.
Mark Zuckerberg está a liderar um projeto cujo objetivo é perceber como fazer chegar a Internet aos países menos desenvolvidos.
O PS propôs que se clarifique uma norma no orçamento para 2017 para garantir que as omissões ou inexatidões que ocorram nas declarações automáticas de IRS continuam a ser punidas em sede penal.
Um chef moscovita inventou um hamburger "gourmet" feito com a carne de um roedor da família dos castores e das lontras. Depois de grilos e minhocas, é uma nova alternativa saudável - e sustentável. 
Opinião

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A radicalização e intolerância do discurso anticlerical de alguns homossexuais gera violência, também contra os próprios, tantas vezes vítimas de injustas agressões. E não favorecem a sua aceitação.

André Azevedo Alves
A ignorância sobre os EUA na Europa – mesmo entre as classes letradas – é profunda e faz-se sentir particularmente quando se discute a realidade política norte-americana.

Rui Ramos
A ameaça à democracia em Portugal não vem do populismo, mas do estatismo: das cliques políticas decididas a usar o Estado para expandir as suas clientelas e constranger a vida pública. 

Miguel Tamen
Se nos fosse garantido que em nenhum caso seríamos alvo de conspiração ou troça, quase todos gostaríamos de assistir ao êxito de uma conspiração bem urdida contra terceiros. 

João Pires da Cruz
Depois de confirmar os valores pelo INE, vi que a coisa está perfeitamente normal. Não que normal não seja, na nossa conjuntura, uma boa notícia, mas muito longe da euforia que me chegava pelos media.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário