Secretária
de Estado do Turismo defende aposta na formação dos recursos
humanos e não apenas nos serviços dos estabelecimentos turísticos
para oferecer maior qualidade aos turistas.
A
aposta na qualificação dos profissionais da hotelaria poderá dar
mais estrelas aos empreendimentos turísticos.
Na
sessão de encerramento do congresso da AHP – Associação de
Hotelaria de Portugal, que terminou esta sexta-feira em Ponta
Delgada, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho,
sublinhou que é preciso apostar na formação dos recursos humanos e
não apenas nos serviços dos estabelecimentos turísticos para
oferecer maior qualidade aos turistas.
“Se
são fundamentais para os empreendimentos turísticos como é que
temos não sei quantos requisitos relacionados com estruturas físicas
e serviços e não temos nada sobre a qualificação dos recursos
humanos”, questionou a secretária de Estado, ao mesmo tempo que
lançou o repto aos hoteleiros.
A
ideia que tem o apoio de Raúl Martins, o presidente da AHP, apurou a
Renascença.
Na
mesma linha, a secretária de Estado anunciou que no próximo ano o
Turismo de Portugal vai desenvolver um projecto para pôr as escolas
de turismo a dar formação nos locais de trabalho. Para isso, Ana
Mendes Godinho espera contar com o interesse das empresas.
Assim
como espera ter colaboração das associações do sector para criar
um Centro de Inovação do Turismo, que alie a inovação e
tecnologia aos produtos tradicionais e lhes acrescente valor.
Ideias
que na opinião da responsável governativa da área do turismo
servem para acrescentar valor ao sector, incentivando a maior procura
e mais exigente, com resultados no aumento das receitas não apenas
na época alta mas ao longo de todo o ano.
A
propósito, Ana Mendes Godinho voltou a frisar o crescimento
anunciado esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e
pelo Banco de Portugal.
Resultados
que atribui à qualidade, à divulgação de Portugal nas revistas e
sites mais influentes do mundo e ao aumento das rotas áreas,
facilitando a acessibilidade a maior diversidade de mercados. Os
Estados Unidos são apenas um exemplo e que no último ano cresceu
cerca de 20%.
rr.sapo.pt
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