segunda-feira, 14 de novembro de 2016

O grito de Sampaio aos políticos (& as contas de 100 mil euros a sair)

Enquanto dormia

David Dinis, Director do Público

14 DE NOVEMBRO DE 2016
Bom dia, 
A Bulgária elegeu um Presidente pró-russo, levando à demissão do actual primeiro-ministro. Na Moldávia foi igualmente eleito um novo chefe de Estado, também ele a prometer reaproximação a Moscovo e a virar costas à Europa.
Uma foto de Trump com Farage está a dar problemas a Theresa May. A primeira-ministra britânica deu uma ordem para deixar o líder interino do Ukip de fora das conversas oficiais com o Presidente-eleito dos EUA. Mas muitos no Governo acham que a amizade entre os dois devia ser aproveitada,diz o Telegraph.
Trump já começou a escolher equipa. O poderoso chefe de gabinete é um homem influente dos republicanos e sinaliza uma aproximação à maioria no Congresso. Na sua primeira entrevista televisiva pós-eleição, Donald não deu espaço a ilusões: a expulsão de 2 a 3 milhões de imigrantes ilegais é para fazer logo no início (e o muro também avança). E o primeiro telefonema para Pequimtambém já foi feito. 
Chegou um aviso vindo da Bélgicacerca de 5000 jihadistas podem voltar à Europa, disse um ministro belga, no dia em que passou um ano sobre os atentados de Paris - e confirmando que a Europa está sob ameaça permanente.
Portugal foi da estupefacção à goleada. No jogo contra a Letónia, chegou a sentir-se no ar uma estupefacção, mas os centros de Quaresma, um golo de William e o recorde de Ronaldo deram o fecho quase perfeito a um ano memorável, como explica o Tiago Pimentel. Para perfeito, só faltou a Suíça perder.

A notícia do dia

É o alerta de Jorge Sampaio nas páginas do PÚBLICO, um "apelo veemente" aos líderes políticos para que passem à acção e travem o populismo. O artigo, extenso, é um murro no estômago, de tal maneira que o nosso Editorial é "um obrigado" ao ex-Presidente. O que aqui lhe deixo é apenas uma síntese do que ele nos escreveu:
  • “É impossível não olhar já para as eleições de 2017 em França e na Alemanha como próximas etapas prováveis desta corrida para o abismo”;
  • “A saída anunciada do Reino Unido da UE constituiu um ponto de não retorno no projecto europeu”;
  • “A crise das dívidas soberanas não foi resolvida, está apenas suspensa devido à intervenção do BCE”;
  • “A Grécia pode requerer um novo resgate, a negociação sobre o sector bancário italiano não está fechada e, em Portugal, a crise que nunca acabou parece igualmente concentrada no sector bancário”;
  • “Importa, a meu ver, que Portugal inicie um processo de reflexão interno – dentro das mais variadas sedes e foros, designadamente no plano das instituições de segurança e defesa - sobre como assegurar uma participação de qualidade na União Europeia”;
  • “A mudança em curso obrigará Portugal a concentrar-se sobre as suas relações com a Alemanha e com a Espanha, que é o principal parceiro de Madrid (e de Washington) na Península Ibérica”;
  • “É forçoso admitir que deixou de existir, agora no plano interno, um consenso nacional sobre a política externa, incluindo entre os dois principais partidos. E são cada vez mais fortes as posições nacionalistas contra a integração europeia, incluindo o PCP e do BE”;
O ensaio de Jorge Sampaio está aqui, para ler e guardar, à espera que os políticos acordem. E pode ser lida em paralelo com a entrevista da Teresa de Sousa a um dos principais conselheiros de Alain Juppé"A força do populismo é fundamentalmente económica".

Informação importante

Os portugueses desconfiam das contas acima dos 100 mil euros. O dinheiro acima deste valor não é protegido em caso de intervenção do Estado na banca - e num ano só estes depósitos caíram 5,5%, cerca de 3,4 mil milhões de euros. As contas são do Luís Villalobos, assim como o lembrete sobre as regras em vigor, para que ninguém se assuste. O que ele também explica bem é quanto os bancos portugueses dependem dos particulares (a resposta é muito).
A Caixa continua em stand-by. Depois do aviso de Marcelo a Domingues, feito aqui no PÚBLICO, António Domingues reúne-se na quinta-feira com a restante administração para decidir o que fazer: sair ou entregar, diz o DN. Ontem, Marques Mendes pediu uma decisão rápida e avisou que Mário Centeno não sai bem desta história. E pergunta o Vítor Costa: "Domingues vale mais do que um Centeno?".
A pressão de Marcelo, hoje, é por um acordo no salário mínimo. Mas hoje, ao receber os parceiros, o Presidente pode pôr algumas condições que não estavam no papel, diz o Negócios.
Um desafio a Rui Rio: o vereador eleito pelo PSD na Câmara do Porto não gostou das críticas que ouviu - e responde que, bom bom era Rio candidatar-se contra Rui Moreira.
E outro, a António Costachama-se "manifesto da vaca voadora" - e vem da esquerda.
Da esquerda vem uma dúvida, que deu um trabalho da São José Almeida: o PCP tem um discurso dúplice? Se quiser confirmar a resposta oficial, aqui está ela.

Três notícias preocupantes

Um tribunal condenou a multa um filho por deixar o pai à fome. O caso é contado pela Catarina Gomes, que nos explica que mais de metade dos idosos não formaliza queixas de violência.
Um elemento do PNR infiltrou-se numa manifestação de imigrantesFoi detido, mas já foi libertado. O DN conta hoje que a maioria dos detidos na operação da PJ, na semana passada, são novos recrutas que procuram um lugar na organização.
Uma psicóloga resolveu dizer que ter um filho gay "é como ter um filho toxicodependente”. E a Ordem, bem, abriu-lhe um inquérito.
E mais duas notas breveso 112 não consegue localizar os pedidos de ajuda por telemóvel, diz o JN; e os preços da televisão vão subir, por causa... dos contratos das operadoras com o futebol (notícia do Negócios).

Hoje acontece

Vamos ver uma super-Lua a maior dos últimos 68 anos. Como ela chega depois das 11h da manhã, o Miguel Esteves Cardoso não sabe se fique feliz, se triste. O melhor, digo eu, é aproveitar, tirar belas fotos e mandar para o PÚBLICO ;)
A Nova Zelândia fará contas aos estragos. O alerta de tsunami já acabou, mas há ainda réplicas e efeitos visíveis em todo o país do forte sismo de ontem - e até uma cidade isolada
Em Frankfurt vai falar-se de outros estragos: "Brexit, banca e bolhas" é o título da conferência que tem o patrocínio de Wolfgang Schauble e que será aberta por Vítor Constâncio. 

Só mais um minuto

Para avisar que há uma nova moda na Internet: depois do balde do gelo, eis o Mannequin Challenge. E não é uma moda qualquer: Michelle Obama, Hillary Clinton e Cristiano Ronaldo já se renderam ao novo fenómeno viral.
E desta, sabia? Quem caminha a olhar para o telemóvel dá passos mais largos. De tal forma que em Antuérpia já se pensa em criar passeios para quem anda... a olhar o smartphone.
A propósito de passadas largas, está a cumprir as regras de uma saudável actividade física? Aqui vai uma ajuda.
E agora, para fechar em beleza, aqui fica o nosso prato principal do fim-de-semana: fomos cozinhar com Gordon Ramsey e ele falou-nos dos cinco restaurantes portugueses a que está atento, falou-nos da "onda de entusiasmo" pela nossa cozinha e antecipou a próxima tendência da gastronomia: "Brain foods"
Por hoje, resta-me desejar-lhe bom apetite. Tenha um dia feliz, muito feliz. E informado, bem informado.
Até já!
_________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário