segunda-feira, 14 de novembro de 2016

ESTUDO REVELA COMO AS GALINHAS ATRAVESSARAM O MAR VERMELHO (ANTES DE CONQUISTAREM O MUNDO)


 
Uma antropóloga norte-americana identificou os ossos de galinha mais antigos de África, contendo marcas de dentes humanos, que estão a ajudar a descobrir como é que estes animais, hoje presentes um pouco por todo o mundo, fizeram a travessia do Mar Vermelho.
Escavados na aldeia de Mezber, no norte da Etiópia, estes ossos datam do ano 819 a.C., ou seja, estamos perante “as galinhas mais antigas de África” já descobertas, conforme sustenta a líder do estudo, Helina Woldekiros, investigadora de antropologia na Universidade de Washington, nos EUA.
Citada num comunicado divulgado pela instituição de ensino, Helina Woldekiros nota que estas galinhas ancestrais “antecedem as mais antigas galinhas egípcias conhecidas em, pelo menos, 300 anos e destacam trocas precoces de faunas exóticas no Corno de África durante o início do primeiro milénio a.C.”.
Os ossos mais antigos de galinhas domesticadas que se conheciam, até agora, datavam de 685 a 525 a.C., indiciando que estes animais terão chegado a África através do Egipto e do vale do Nilo há 2500 anos.
Mas os vestígios encontrados em Mezber fornecem “as provas mais antigas directamente datadas da presença de galinhas em África e apontam para o significado do Mar Vermelho e das rotas comerciais do leste africano na introdução da galinha” no continente, sublinha Woldekiros.
Os autores do estudo, publicado no International Journal of Osteoarchaeology, realçam que a descoberta da Etiópia “apoia dados arqueológicos, genéticos e linguísticos anteriores que sugerem que redes detrocas marítimas com a Arábia do Sul, através de portos ao longo da costa africana do Mar Vermelho, constituem uma possível rota inicial de introdução das galinhas em África”.
“É provável que as pessoas tenham levado galinhas para a Etiópia e o Corno de África repetidamente, durante um longo período de tempo: cerca de 1000 anos”, destaca Woldekiros, salientando como a sua investigação ajuda a compreender a agricultura e as trocas comerciais dos velhos tempo.
A costa africana do Mar Vermelho terá representado um papel principal na “distribuição global” não apenas de galinhas, mas também de “outros produtos agrícolas”, realça a investigadora.
SV, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário