segunda-feira, 14 de novembro de 2016

360º - Trump falou à TV: prometeu, ameaçou, avançou e recuou. E ainda os ajustes diretos de Marcelo em Belém

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
António Domingues e a restante administração da Caixa deve decidir na quinta-feira o que fazer. Segundo o DN, há uma reunião definitiva nesse dia e dela pode sair uma de duas opções: sair ou ficar com algumas baixas.

Enquanto a quinta-feira não chega, aumenta a pressão sobre os administradores da Caixa para decidirem se ficam ou saem. Ontem à noite, Marques Mendes deixou as gentilezas fora do estúdio no seu comentário na SIC: se não quiserem entregar as declarações de rendimento, então "desamparem a loja, saiam da frente".

Alexandre Homem Cristo escreve hoje de manhã no Observador sobre a polémica na CGD: "Centeno legislou ad hominem, para nomear esta equipa de administração da CGD. E isentou-a, a seu pedido, da transparência associada ao exercício das suas funções. É grave e tem de haver consequências".

No caminho para o Mundial-2018, Portugal ganhou ontem à noite por 4-1 à Letónia, mas a coisa não foi tão fácil como parece. A seleção esteve empatada por uns segundos e Ronaldo bisou, falhou um penálti e ainda atirou à trave. Como escreve o Rui Miguel Tovar na crónica do jogo, foram "as passas do Algarve em 132 segundos".


Informação relevante
Donald Trump deu ontem à noite a sua primeira entrevista televisiva e anda hiperactivo por estes dias:

Marcelo Rebelo de Sousa quer poupar no orçamento da Presidência - e quer ser transparente. O Rui Pedro Antunes foi olhar para os números e escreve que, de março até agora, Belém já fez quinze ajustes diretos que custaram 246.382 euros e que incluem a projeção de um filme de Manoel Oliveira, um concerto de Cristina Branco e a compra de um motor para um carro (a alternativa era comprar um automóvel inteiro).

Rui Rio teve ontem à noite mais uma ajuda na sua pré-candidatura a líder do PSD. Na SIC, Marques Mendes avisou que os militantes do partido "são muito pragmáticos": "Se as sondagens disserem que Passos é quem tem melhores condições para enfrentar António Costa, os militantes escolhem Passos; se disserem que é Rio, os militantes escolhem Rio".

Mas, afinal, o que pensa Rui Rio sobre a política e sobre o país? A Rita Dinis foi reler as opiniões de um político que quer mudar o sistema e que acha que a democracia “está doente”.

Vasco Pulido Valente escreve, no seu Diário no Observador, sobre três temas imperdíveis: sobre o livro que revela os deprimentes bastidores da Presidência de François Hollande; sobre a eleição de Donald Trump; e sobre o mistério da Caixa Geral de Depósitos.

Em Espanha, a ameaça de nova crise política: Mariano Rajoy disse em Bruxelas que se o parlamento chumbar o seu orçamento haverá novas eleições. Mais uma menos uma, que diferença faz?
Antes que qualquer uma dessas coisas aconteça, Rajoy recebe hoje em Madrid António Costa.

Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio do Brasil (com muita, muita chuva) e, assim, ficou adiada a decisão de quem será o campeão mundial para a última corrida. Nico Rosberg só precisa de ficar em terceiro lugar para ser o novo campeão. Preparem os calmantes.


Os nossos Especiais
"Disseram-me para falar de sexo como se estivesse a fazer um bolo". Marta Crawford é a sexóloga mais conhecida do país e aceitou falar sobre a sua vida. A Ana Cristina Marques fez-lhe perguntas sobre tudo - e ela respondeu.

Em Canelas, Vila Nova de Gaia, há dois padres e duas missas. As pessoas estão divididas desde 2014, quando se deu uma mudança tumultuosa de padres. A Sara Otto Coelho esteve em Canelas e falou com todas as pessoas envolvidas e conta os detalhes de uma história complicada.


Notícias surpreendentes

Chama-se “The Last Family” e conta a história verdadeira de um pintor surrealista polaco nascido em 1929. Realizado pelo polaco Jan P. Matuszynski, o filme venceu o Prémio de Melhor Filme e o Prémio Revelação do Lisbon & Estoril Film Festival.

Já se sabe que a arte urbana pode mudar uma cidade - mas, mesmo assim, estas fotos impressionam. Em vez do cinzento, a cor; em vez do 2D, o 3D; em vez da chatice, a alegria.

A fotógrafa italiana Ell Costi não olha para os edifícios por fora, mas por dentro. E não procura sinais de renascimento, pelo contrário: o que ela quer mesmo é tirar fotos de prédios abandonados. São casas, hospitais, escolas e igrejas como raramente as vê.

Parem tudo: vem aí a grande Elza Soares. A brasileira canta no Porto, em Aveiro e em Lisboa, mas, antes, falou com a Rita Cipriano sobre a sua vida. E acabou com um pedido: “Deixe-me cantar, que eu quero cantar até ao fim”.

 E agora que sabe tudo o que se passa no mundo, já se sente pronto para enfrentar mais uma semana? No Observador, vamos passar o dia a actualizar toda a informação - só precisa de vir ter connosco aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
_________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário