quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

360º - Trump-China, vem aí uma guerra impossível de ganhar? E ainda como o Parlamento furou o regulamento para dar um prémio a Guterres

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!

Bom dia!
Enquanto dormia
Hoje é dia de mais uma reunião da concertação social e a subida do salário mínimo continua a gerar discussãoA CGTP diz que a proposta de 557 euros é insuficiente. Mas o Governo aindaacredita num consenso.
A escola secundária de Carcavelos não abrirá portas no segundo período enquanto o Governo não resolver as questões de segurança. A decisão foi tomada por pais, alunos, autarquia, professores, funcionários e direção, conta o i (sem link). Na escola estudam 1.900 alunos do 7.º ao 12.º ano.
Em Lisboa, os preços dos passes intermodais vão subirentre 0,10 cêntimos e 1,30 euros

E as empresas de transportes públicos vão voltar a poder cobrar multas em 2017, segundo escreve o Público. A possibilidade dos infratores pagarem diretamente os valores em falta junto das empresas tinha desaparecido com uma mudança na lei em 2014.
Trump nomeou mais um multimilionário para a sua equipaCarl Icahn vai ser conselheiro especial para assuntos de regulação. É um dos investidores mais temidos em Wall Street.
o Papa escolheu pela primeira vez uma mulher para dirigir o Museu do VaticanoBarbara Jatta tem 54 anos, é professora de história e de artes gráficas na Universidade de Nápoles e trabalha no Vaticano desde 1996. O museu inclui uma das capelas mais famosas do mundo: a Capela Sistina.



Outra informação relevante
O prémio Direitos Humanos 2016 da Assembleia da República foi atribuído a António Guterres por unanimidade. Mas os regulamentos só permitem a entrega dos 25 mil euros a uma Organização Não Governamental, o que não é o caso da ACNUR, que valeu a distinção ao agora secretário-geral da ONU. Uma dirigente de uma organização não governamental que se candidatou denunciou o caso, que o Rui Pedro Antunes noticiou. O prémio vai ser entregue amanhã no Parlamento.

Promulgação relâmpago. Marcelo deu o ok ao Orçamento para 2017 em menos de 24 horas, reconheceu a "preocupação com o rigor orçamental", mas avisou o Governo (e os seus parceiros) para quatro desafios importantes. O ano passado também deixara avisos: terão servido para alguma coisa?

Com o OE promulgado pelo Presidente e o desemprego a continuar a descer, António Costa puxou novamente do seu otimismo militante. E garantiu que pode dizer "com conforto" que o défice deste ano vai ficar abaixo dos 2,5%. Os 400 milhões já encaixados com o perdão fiscal deram uma grande ajuda nas contas.

Já se conhece a identidade do terrorista mais procurado da Europa. O suspeito do atentado de Berlim, que conduziu um camião contra uma feira de Natal fazendo 12 mortos e 48 feridos,é tunisino e um dos nomes (provavelmente falso) que usa é Anis A.Aos 24 anos, era conhecido pelo seu jihadismo e ia ser expulso da Alemanha. Continua a monte, é considerado perigoso e pode estar armado. A polícia alemã oferece 100 mil euros por informações a seu respeito. Terá sido ele a sequestrar e matar o verdadeiro motorista, que só ficou em Berlim por causa de um atraso na entrega de uma encomenda. E pode ter-se inspirado num manual recentemente publicado pelo Estado Islâmico sobre como provocar atentados com camiões.

Em Berlim, o Tiago Carrasco foi até à praça do ataque de onde enviou uma reportagem especial. Ouviu testemunhos de raiva, mágoa, desespero e até arrependimento. "Eu podia ter tido mais coragem", diz-lhe Katherine Eichmann que estava no mercado com colegas mas fugiu. Agora sente culpa por não ter ajudado mais.

Outros temas. Este vai ser provavelmente o grande abalo para a economia europeia nos próximos dias. O histórico banco italiano Monte dei Paschi vai mesmo ter de ser intervencionado apesar dos muitos desmentidos feitos até aquiA recapitalização privada falhou e o Parlamento italiano já deu autorização ao Estado para se endividar em 20 mil milhões para resgatar bancos. Mas este é só ainda o primeiro capítulo da história.

Na investigação ao negócio do sangue, Lalanda de Castro foi libertado na Alemanha. As autoridades alemãs consideraram que não era necessário cumprir o mandado de detenção. A justificação do advogado é que isso se deve ao facto deo ex-presidente da Octapharma ter estado sempre disponível para dar os esclarecimentos ao Ministério Público. Mas a SIC adiantounovas suspeitas nesta operação batizada como O-.

A Juventude do CDS/PP propôs o ensino da abstinência sexual nas escolas, tal como se faz com a contracepção. A proposta causou um burburinho nas redes sociais e a crítica das outras juventudes partidárias.

Jean-Claude Junker vai encolher a presidência da Comissão Europeia. O executivo europeu perde um vice-presidente. Para o português Carlos Moedas, nada se altera.

O Benfica fechou o ano na liderança e mantendo os quatro pontos de avanço sobre o FC Porto. A vitória sobre o Rio Ave por 2-0 foi fácil. Um passeio dos alegres para Mitroglou e Pizzi, segundo a crónica do Rui Miguel Tovar. Hoje o Sporting joga no Restelo e Jesus mantém-se otimista.



A nossa Opinião



Os nossos Especiais
Primeiro as bocas de Trump e os telefonemas 'proibidos' para inimigos chineses. Depois o 'dronegate'. O novo presidente americano quer penalizar Pequim, mas isso pode ter consequências para a sua base eleitoral. A China, mais frágil, ameaça as empresas americanas. China ou EUA, quem tem mais a perder? O Nuno André Martins foi perceber se vem aí uma guerra impossível de ganhar.

Um pianista, Filipe Raposo, e só a música de Bob Dylan, sem as letras que lhe valeram o Nobel da Literatura. Foi esse o desafio a que se propôs o Tiago Pereira para dar destaque à Figura do Ano da Cultura, que a redação do Observador  atribuiu ao cantor americano. E o resultado foi descobrir que, mesmo sem voz, a poesia de Dylan está sempre lá. É ouvir.



Notícias surpreendentes

Não precisa de agradecer a ajuda. A Ana Dias Ferreira faz estas listas com gosto. São 240  sugestões de presentes para o Natal: há para mãe, o pai, a namorada, o namorado, os avós, as crianças, os adolescentes e até os animais de estimação. E ainda pechinchas a menos de 10 euros. Mas apresse-se: faltam só dois dias.

Antes do Natal ainda tem os Capitão Fausto no Coliseu. Eles tocam esta quinta-feira e o Miguel Branco foi espreitar o estúdio onde ensaiam: é dominado por uma consola de jogos e uma camisola de Ronaldo autografada.

Duas histórias realmente surpreendentes: a de Freddy, o maior cão do mundo, do alto dos seus dois metros (de pé) e 92 quilos; e a de um fenómeno raro, muito raro37 anos depois, pela segunda vez desde que há registos, nevou no Sahara, um dos mais quentes desertos do mundo.

O prestigiado historiador britânico Andrew Roberts encontrou na História uma ano muito parecido com o de 20161848 também viu acontecerem várias mudanças e revoltaspelo mundo inteiro.
 
E por hoje despeço-me com 28 imagens do melhor fotógrafo do mundoé português, chama-se Joel Santos e é doutorado em economia. A paixão pelas fotos só chegou depois dos 38 anos. A tempo de vencer um dos mais importantes concursos mundiais. Por causa de imagens como esta.

Hoje é dia do último debate quinzenal do ano no Parlamento e o Observador vai estar, como é habitual, em direto a partir das 15h00. Apareça por cá e fique a par de toda a restante atualidade. Até já

Ah, só uma informação útil se vai de viagem ainda hoje ou amanhã. Estes são os locais de norte a sul onde a PSP instalou radares.

Tenha uma boa quinta-feira, feliz e produtiva 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário