segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

360º - O que é o populismo e como estamos a reagir aos populistas? E ainda os ataques a Passos por causa da TSU e quanto têm os mais ricos do mundo

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... um avião de carga turco caiu no Quirguistão e fez pelo menos 32 mortos.

Morreu aos 75 anos a atriz Maria Cabral, considerada um rosto e símbolo do novo cinema português.

Armando Vara respondeu a Campos e Cunha sobre a polémica da CGD. Ao jornal i (sem link), Vara diz que o ex-ministro mentiu na Comissão de Inquérito e dá a sua versão da história.

O Governo renovou o contrato de Lacerda Machado por seis meses. Segundo o Públicoo advogado, amigo pessoal de António Costa, continuará como consultor do executivo, depois de ter estado envolvido nos processos da TAP, dos lesados do BES e do diferendo entre o BPI e Isabel dos Santos. O salário será o mesmo.

Na semana da posse de Donald Trump, o Fórum Económico Mundial de Davos reúne-se sem ele na Suíça a partir de amanhã, para discutir um tema que ele contesta: as alterações climáticas. António Guterres e António Horta Osório estão entre os três mil participantes do encontro. E há um estudo importante a reter: oito pessoas mais ricas do mundo têm tanta riqueza como metade da população mundial e os 1% mais ricos têm uma riqueza superior à do resto do mundo.

Por falar em Trump, à medida que o dia 20 se aproxima multiplicam-se as suas declarações. Ontem disse que depois do Reino Unido "mais países vão sair da UE",  admitiu reduzir as sanções à Rússia se os russos diminuirem o seu potencial nuclear e afirmou que Merkel cometeu um "erro catastrófico" na política de acolhimento de refugiados.



Outra informação relevante
O que é que é mesmo populismo? A cinco dias de Donald Trump se tornar efetivamente presidente dos EUA, o Edgar Caetano entrevistou Jan-Werner Müller, autor de uma das obras obrigatórias do ano: "What is populism? E o que é que ele diz? Que estamos a ser ingénuos para com os populistas.

Por cá, eis que a TSU voltou a dividir o PSD. Passos Coelho anunciou que o partido vai votar ao lado de PCP e Bloco contra a diminuição da taxa acordada na concertação social em troca do aumento do salário mínimo e levantou um coro de críticas internas. Os trabalhadores sociais democratas pedem a abstenção do partido e depois das palavras duras de Silva Peneda e Ferreira Leite, o mais feroz ataque veio de Marques Mendes no seu comentário na SIC: "É o maior erro de Passos na oposição (...) e é mais uma prova da sua grande incoerência". O PS
assiste de camarote.

Não há coligação de direita em Lisboa. Passos Coelho também pôs fim ao tabu e disse que o PSD terá um candidato próprio na capital. Assunção Cristas reagiu desvalorizando.

E se vier aí um novo partido? Em setembro foi criada a associação Iniciativa LiberalIdeologicamente, ficará "à direita de Costa e à esquerda de Passos", diz um dos seus criadores, Adelino Maltez.

No futebol, o vencedor do fim de semana foi o FC Porto. Os dragões bateram o Moreirense por 3-0 no Dragão (graças a uma invasão espanhola), e reduziram para 4 pontos a diferença para o líder Benfica. Os encarnados foram surpreendidos pelo Boavista na Luz (os axadrezados chegaram a estar a vencer por 3-o, mas tudo acabou 3-3). Igual resultado do Sporting em Chaves, mas com o empate a gerar reações violentas em espiral. O presidente contestou os jogadores, os capitães uniram-se contra Bruno de Carvalho e os adeptos não perdoaram nem um, nem outros.

Ainda no desporto, há um recorde português para registarInês Henriques completou os 50 km marcha em quatro horas, oito minutos e 25 segundos, estabelecendo uma nova marca mundial. Foi em Porto de Mós.

No Brasil houve mais um motim numa prisão brasileira, que deixou, pelo menos, 30 mortos. Mais uma vez, tudo começou com confrontos entre fações criminosas. A rivalidade é antiga.

Em Espanha, já há datas para se discutir a sucessão de Pedro Sánchez no PSOE: o congresso dos socialistas espanhóis foi marcado para 16 e 17 de junho. E também já há uma candidata: Patxi López. Mas o maior problema de Espanha continua a estar na Catalunha: os separatistas catalães lançaram uma nova campanha e vão defender o referendo no Parlamento Europeu.

Já em França, os sete candidatos da esquerda que domingo se enfrentam na primeira volta das primárias têm o mesmo inimigo: Trump.

Martin Schulz vai trocar a presidência do Parlamento Europeu pela política alemã. Mas a escolha do seu sucessor, que começa esta terça-feira, é tudo menos simples. Há regras novas, sete candidatos e pelo menos 14 horas de votação.

A nossa Opinião


Os nossos Especiais
Gentil Martins tem 86 anos e 36 de carreira. Numa imperdível entrevista de vida à Marlene Carriço, o cirurgião pediátrico que fez mais de 12 mil operações, entre elas a separações de sete pares de gémeos siameses, fala de tudo. Da sua vida (o casamento tardio e os 0ito filhos, nenhum médico), do tempo em que foi atleta olímpico e também de política da saúde: é contra o modelo do SNS, o aborto e a morte assistida

 Cesare Dante Vacchi é considerado o pai dos Comandos portugueses. Mas quem é o homem que chegou a Angola como fotógrafo e em poucas semanas teve luz verde do Exército para formar a tropa especial hoje envolvida em polémica? O Pedro Rainho conta a sua história. Uma belíssima história.

O póquer tornou-se num jogo de milhões, depois de ser o  jogo da batota dos velhos saloons. O Miguel Santos esteve na nova grande prova do póquer mundial e explicou o fenómeno. São vários artigos que recomendo, goste ou não do jogo:

Notícias surpreendentes

Segurança informática é um palavrão que envolve gestores de passwords, internet das coisas e, sobretudo, fraudes. Ou seja, é uma coisa séria, mesmo para infoexcluídos. E porque só há dois tipos de utilizadores, os que foram “pirateados” e os que não sabem que o foram, o Pedro Esteves fez este explicador: tem 17 respostas fundamentais.

Arianna Huffington é uma das mulheres mais bem-sucedidas nos EUA. Um dia, a fundadora do jornal online The Huffington Post apanhou um susto e mudou de vida. Agora ensina a equilibrar o lado pessoal e profissional. Numa entrevista à Ana Cristina Marques, o seu maior alerta vai para a privação do sono, que considera "uma epidemia global".

Há livros sobre Fátima, Donald Trump, um vencedor do Man Booker Prize em português e reedições de grandes clássicos da literatura. A Rita Cipriano revela algumas das novidades literárias que 2017 trará.

O vinho do Porto vive uma revolução. Já não é um mero digestivo de clubes seletos, invadiu os bares da moda: e não faltam novos coktails para lhe abrir o apetite.

A fotógrafa portuguesa da Playboy tem uma exposição em Lisboa. Ana Dias mostra, no Casino de Lisboa, 19 fotografias publicadas na revista das coelhinhas. E diz que gosta de "mulheres que amem o seu corpo".

A casa mais cara do mundo fica na China e foi vendida em 2016 por 154 milhões de dólares. Mas houve outras 'pechinchas' no ano passado: ora veja lá se alguma lhe agrada.

Já tem informação suficiente para começar bem a semana, mas vá passando pelo Observador para continuar a par de toda a atualidade

Tenha uma boa segunda-feira (para aguentar melhor o frio, que as temperaturas vão descer entre 4 a 9 graus, fica o conselho da DGS: estas frutas ajudam a aquecer)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário