segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Hora de Fecho: "Sou a mulher com mais proteção em França"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Escapou ao atentado contra o Charlie Hebdo e é das mulheres mais protegidas de França. Zineb El Rhazoui falou ao Observador da sua luta contra o que chama de "fascismo islâmico".
O ministro da Segurança Social diz que "não está em cima da mesa" uma compensação alternativa para os patrões, caso Parlamento chumbe redução da TSU. Patrões reúnem-se hoje com Governo.
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, sublinhou que "por uma vez" o PSD tem razão ao criticar a descida da Taxa Social Única (TSU) para as empresas.
O primeiro-ministro recusou, esta segunda-feira, antecipar a discussão sobre a descida da Taxa Social Única, dizendo que aguarda "serenamente" pela decisão de Marcelo Rebelo de Sousa.
Antigo líder foi recuperar posição do PSD em abril de 2016, quando viabilizou na AR a descida da TSU em condições idênticas. Para Marques Mendes é mais uma prova da "grande incoerência" de Passos.
Os parceiros da Uber e da Cabify vão reunir ainda este mês com os grupos parlamentares do Bloco de Esquerda e do PCP.
O presidente da Assembleia da República pediu um parecer à auditora jurídica do Parlamento para tirar dúvidas sobre o pedido de dois deputados (PSD e CDS) para alargar o objeto do inquérito à CGD.
O FMI reviu em alta o crescimento esperado para a economia norte-americana devido aos estímulos que espera que Trump venha a implementar, mas não manteve as perspetivas para a economia mundial.
A desigualdade está a crescer e de que maneira. Segundo a Oxfam, os 1% mais ricos têm uma riqueza superior à do resto do planeta. Só oito pessoas têm tanto como metade da população mundial.
Mikaël Theimer vagueou pelas ruas de Montreal e encontrou um retrato do que é a pobreza pelo mundo. Diz que ignoramos os sem-abrigo porque é "desconfortável". Mas isso termina nestas 34 fotos.
A atriz Maria Cabral morreu no sábado, em Paris, aos 75 anos. Trabalhou com António da Cunha Telles, José Fonseca e Costa e João Botelho. 
Opinião

Alexandre Homem Cristo
O Governo foi imprudente ao negociar na Concertação Social o que não podia cumprir. O PCP entalou o Governo e forçou uma crise política. Mas, no debate público, está tudo focado no PSD. É um absurdo.

Helena Matos
Não tenho dúvidas de que estamos menos livres e a censura nos programas de humor é apenas parte do problema. Os activismos de combate a isto e àquilo tornaram-se em polícias e juízes em causa própria.

João Carlos Espada
Se não for travada a tendência de remoção das decisões políticas para fora dos Parlamentos nacionais, será muito difícil domesticar a vaga populista.

Manuel Villaverde Cabral
António Costa e o PS devem reflectir seriamente sobre os aliados de que se rodearam, pois se estes não cedem desta vez na questão da TSU, o melhor é o Governo preparar-se para uma nova crise da dívida

João Marques de Almeida
Se o PS precisa do PSD quando se alia a comunistas e bloquistas, então a geringonça ainda não tem a maturidade suficiente para governar Portugal. Cresçam e aprendam a governar sem fazerem queixinhas.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário