segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Eu, Psicóloga: 10 lembretes sobre a vida para você ter em mente quando se sentir um inútil

A vida muitas vezes pode ser difícil e  algumas vezes perdemos a esperança, ficamos desencorajados e não conseguimos descobrir o que fazermos para sairmos desta situação.

Em momentos como esses, precisamos nos lembrar das coisas que aprendemos, das coisas que já superamos em nossas vidas, e dos conselhos dos amigos e familiares. Aqui estão alguns lembretes para você ter em mente que vão te ajudar a passar por uma má fase e te ajudar a levantar:

1- Oportunidades estão em toda parte.

A cada novo dia o mundo oferece inúmeras oportunidades. Seu trabalho é perceber, estar aberto e fazer o melhor uso delas. Rubem Alves já dizia: A gente fica esperando que a alegria haverá de chegar depois da formatura, do casamento, do nascimento, da viagem, da promoção, da loteria, da eleição, da casa nova, da separação, da aposentadoria...e não chega porque a alegria não mora no futuro, mas só no agora.

2-Há pessoas que podem apoiá-lo e motivá-lo.

Talvez você esteja cercado por pessoas tóxicas, que só pensam em si mesmas, são negativas, queixam-se da vida, nunca escutam você, não respeitam seus objetivos e constantemente fazem você se sentir para baixo.

Você não precisa deles. Na verdade, se você continuar vivendo em torno deles, você não vai atingir seus objetivos ou se sentir mais feliz. Por isso não se esqueça que há outras pessoas com os mesmos interesses que os seus , grupos que você pode participar, amigos que você pode fazer. Então se levante e encontre-os.

3- Se você não gosta de algo em você, você sempre pode mudá-lo.

Não se sinta triste ou desmotivado se você odeia seu corpo, não é produtivo, não tem uma habilidade, não gosta de seu estilo, não está confiante ou são muito tímidos para falar com novas pessoas.

Tudo isso pode ser mudado. Primeiro você tem quer querer e depois saber o porquê você está fazendo determinada coisa e ser coerente. Se você não gosta de algo, se você realmente quer melhorar sua vida e se tornar uma versão melhor de si mesmo, mude, comece dando um pequeno passo a cada dia.

4- Nada é tão ruim quanto parece.

Muitos de nós temos a forte tendência em dramatizar situações e muitas vezes achamos que elas parecem piores quando na verdade tudo não é tudo isto, pois toda situação além de ser temporária e pode ser mudada. Tenha isso em mente.

5- A vida é simples.

Então pare de complicá-la.

Abandone suas expectativas irreais, pare de tentar adivinhar o que as pessoas querem dizer e perguntar diretamente. Jogue fora todos os pertences que você não usou ultimamente e faça algum espaço em seu apartamento.

Deixe de lado o passado e o futuro e concentre-se no agora. Elimine as tarefas de sua lista que alguém pode terminar, ou que não são urgentes, ou não têm nada a ver com seus objetivos e as coisas que você quer na vida. Foque no simples. Ame mais, beba água e não se esqueça do protetor solar.

6- Você não precisa fazer ou ter qualquer coisa em particular para ser feliz.

Muitas pessoas procuram a felicidade em fontes exteriores - sentem um vazio dentro delas e tentam enchê-lo amando alguém e passando todo seu tempo com ele, fazendo compras, festejando, mudando para outro lugar, mudando sua aparência, etc. E eles se sentem ainda pior depois disso.

Isso porque a felicidade pode ser encontrada apenas no interior. E esse vazio é um sinal de que você não fixou seu relacionamento consigo mesmo - você se não ama, aprecia, aceita e escuta a si mesmo.

Comece a fazer isso, comece o que você já tem e aprecie  as pequenas coisas, e você verá o mundo de um ponto de vista diferente - você vai encher os seus dias com gratidão e contentamento, e felicidade virá.

7- Falhas e erros são bênçãos.

Temos que parar de pensar que o erro é algo ruim na nossa vida. Falhar é a prova a maior de tentar, significa que você está fazendo algo com sua vida e isso o põe à frente da maioria das pessoas, que estão apenas sentadas  em casa, pensando no que querem da vida com medo de errarem.

Tentar algo e não ter êxito faz você mais experiente, mais forte, e permite que você saiba o que você não deve fazer na próxima vez. E se você aprender como encontrar a lição nela e não desistir, você eventualmente alcançará o sucesso.

8- Se for importante, você arrumará tempo.

Sejamos sinceros, a vida tem tudo a ver com a priorização. Se você diz que não tem tempo para algo, então não é tão importante para você. Porque se fosse, você descobriria uma maneira de ganhar tempo. Então nunca diga que você está muito ocupado para passar tempo com sua família, fazer o que você ama ou então.

Nossas prioridades se resumem em três coisas: interesse, disposição e tempo. Se você não possui disposição para encontrar tempo é porque nunca existiu real interesse.

9- Deixe ir tudo que te faça mal

Deixar ir é um processo doloroso, mas necessário. Ele ajuda você a libertar sua mente da carga e das dores do passado. Isto vale para tudo. Se algo não te acrescenta nada de bom, abra mão. Você não precisa. Você não irá se curar voltando para quem te machucou ou para o que te deixou em pedaços. Portanto, deixe ir.

10- Todo dia é uma chance de começar de novo.

Isso é um grande fato e eu adoro lembrar-me disso sempre que me sinto mal. É verdade. Não importa quantas vezes você falhou, quão ruim você se sentiu ontem e que dificuldades você passou, amanhã é outro dia, e você decide como iniciá-lo e como gastá-lo.

Por Debora Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário