segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Radicais do Estado Islâmico reivindicam atentado em discoteca de Istambul

O grupo terrorista assume a responsabilidade pelo atentado na noite de fim de ano numa discoteca na capital turca. Num comunicado citado esta segunda-feira pela Reuters, o Daesh sublinha que a ação foi levada acabo por um “soldado heróico do califado” onde decorria uma “celebração cristã”

Resultado de imagem para Radicais do Estado Islâmico reivindicam atentado em discoteca de Istambul
Dois dias após o atentado numa discoteca em Istambul, o autoproclamado Estado Islâmico (Daesh) reivindicou a autoria da ação terrorista que causou 39 mortos e 69 feridos.
“Na continuação das operações abençoadas que o Estado Islâmico está a conduzir contra o protetor da cruz, Turquia, um soldado heróico do califado atacou um dos clubes nocturnos mais famosos onde os cristãos comemoram seu feriado apóstata”, escreveu o Daesh num comunicado citado pela Reuters.
O grupo terrorista refere ainda que o atentado corresponde a uma ação de retaliação e uma resposta às ordens do líder do Daesh Abu Bakr al-Baghdadi.
Notícias divulgadas esta segunda-feira pela imprensa turca já indicavam que as autoridades da Turquia acreditavam que o grupo radical Estado Islâmico está por trás do ataque à discoteca em Istambul durante a passagem de ano.
Os jornais “Hurriyet” e “Karar” citam funcionários de segurança não identificados que afirmam que as autoridades determinaram que o homem armado que matou 39 pessoas é oriundo de uma nação da Ásia Central, o Uzbequistão ou o Quirguistão.
A polícia também estabeleceu semelhanças entre o ataque ao aeroporto de Ataturk em junho e o da noite da passagem de ano e está a investigar se a mesma célula do Estado Islâmico levou a cabo os dois atentados, segundo os jornais.
O atirador, que na manhã de hoje continuava a monte, matou um polícia e outro homem no exterior da discoteca Reina, na madrugada do primeiro dia de 2017, antes de abrir fogo contra as pessoas que estavam a festejar no interior.
Cerca de dois terços das vítimas mortais são estrangeiras.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário