segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Município de Cantanhede promove sustentabilidade ambiental

Candidatura à próxima edição da ECO XXI está a ser preparada.Resultado de imagem para Município de Cantanhede promove sustentabilidade ambiental
O Município de Cantanhede foi distinguido em 2016, pelo nono ano consecutivo, com Bandeira ECO XXI, galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (FeePortugal-ABAE) para premiar a adoção de boas práticas que revertem no reforço dos fatores de sustentabilidade ambiental a nível local. Para analisar a classificação obtida nos vários parâmetros de avaliação a que foi sujeita a candidatura e definir as orientações do dossiê a apresentar no próximo ano, o executivo camarário reuniu com os técnicos dos serviços camarários e da INOVA-EM que coordenam as atividades neste âmbito.
Sobre o ano que agora termina, é de salientar a pontuação alcançada em alguns indicadores relevantes a dois níveis: por um lado os que têm a ver com o investimento realizado na valorização dos fatores que concorrem para a sustentabilidade ambiental; por outro, os relacionados com o reforço dos mecanismos que induzem as boas práticas neste domínio.
Relativamente ao primeiro caso, foram valorizados aspetos como a percentagem de população servida por abastecimento de água de qualidade, a recolha e reciclagem de resíduos sólidos urbanos, o ordenamento do território, a beneficiação do espaço urbano, entre outros.
No que concerne às iniciativas conducentes à mobilização dos munícipes para a adoção de comportamentos e atitudes consentâneos com a preservação do ambiente e a proteção da natureza a candidatura do Município de Cantanhede viu reconhecido o trabalho desenvolvido no domínio da educação ambiental, com destaque para as atividades desencadeadas no âmbito do programa Eco-Escolas, também promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (FeePortugal-ABAE).
Em função destas conclusões, o balanço de 2016 é considerado “extremamente positivo, pois traduz a consolidação de uma tendência que tem vindo a acentuar-se desde que o Município de Cantanhede participa no programa Bandeira ECO XXI”. Partindo desta apreciação, o presidente da Câmara Municipal enaltece “o trabalho desenvolvido pela autarquia no setor do ambiente, em particular pela INOVA-EM, no sentido de promover a qualidade ambiental e reforçar a sua sustentabilidade no concelho. Há estudos a mostrar que o Município de Cantanhede está muito bem colocado a esse nível e isso deve-se à estratégia que a empresa municipal tem seguido e continua a seguir ”.
João Moura sublinha a ainda “o valor pedagógico e a importância social das atividades de sensibilização ambiental desencadeadas pelos serviços da Câmara Municipal e da INOVA-EM em articulação com as escolas. Este é um processo muito dinâmico, com o envolvimento ativo das comunidades escolares, pelo que continuará a ser uma aposta para o futuro, se possível ainda com mais ações e iniciativas”.

_____________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário