segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Guilherme Pinto: Presidente da Câmara de Matosinhos renuncia ao mandato

Guilherme Pinto entregou esta segunda-feira a sua carta de renúncia à presidência da Câmara de Matosinhos. Dia 1 de fevereiro, o "vice" Eduardo Pinheiro assume a presidência.

"Matosinhos merece alguém a tempo inteiro. E não tenho condições de saúde para continuar", confirmou esta tarde, ao JN, o autarca independente Guilherme Pinto, que sofre de doença prolongada.
Na carta de renúncia que entregou ao presidente da Assembleia Municipal e que produz efeitos a partir do dia 1 de fevereiro, o ainda presidente da Câmara justifica a renúncia precisamente com motivos pessoais, "por entender que Matosinhos e o projeto que, com grande honra", liderou durante 11 anos "merecem um presidente a tempo inteiro e não alguém que hoje está diminuído nas suas capacidades físicas".
O autarca diz ainda esperar que os matosinhenses "possam apreciar o trabalho" que, "para eles", as equipas lideradas por Guilherme Pinto tiveram ocasião de concretizar.

Tiago Maia fica com desporto
Para além da presidência da Autarquia, Guilherme Pinto apresentou também esta segunda-feira a demissão dos diversos cargos que desempenhava, como a presidência do Fórum Europeu de Segurança Urbana, a presidência do Conselho de Administração da Rede Europeia das Cidades e Escolas de Segunda Oportunidade e a presidência da Casa da Arquitetura.
No dia 1 de fevereiro, a presidência da Câmara será assumida pelo atual vice-presidente, Eduardo Pinheiro. A renúncia de Guilherme Pinto implicará ainda a subida à vereação do sétimo da lista eleita pelo grupo de independentes nas autárquicas de 2013, Tiago Maia, que assumirá o pelouro do Desporto, até aqui sob a alçada do presidente.

Guilherme lidera comissão de honra de Luísa
Entretanto, Guilherme Pinto encabeça a comissão de honra da candidatura da socialista Luísa Salgueiro à Câmara de Matosinhos, que resultou de um entendimento entre os independentes e o PS.
A lista às próximas autárquicas, recorde-se, terá como número dois o atual vice-presidente da Câmara, Eduardo Pinheiro, que também integra a comissão de honra. Esta estrutura reúne também os vereadores Fernando Rocha, António Correia Pinto, Joana Felício, Lurdes Queiroz, as administradoras municipais Helena Vaz e Olga Maia, bem como individualidades destacadas como Ricardo Fonseca, Isabel Pires de Lima, Pedro Guedes, João Paulo Sá Couto, Diamantino Gomes, Manuel Dias da Fonseca, Carlos Oliveira e Pedro Sousa, atual presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira.

Fonte:JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário