terça-feira, 21 de março de 2017

360º - 360º - Viagem à FCSH, uma faculdade em confronto depois da conferência cancelada. E ainda: a política toma posse como administradora da CGD

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... os principais candidatos à Presidência francesa enfrentaram-se num debate duro durante três horas e meia. Foi uma luta de todos contra todos, mas houve dois mais atacados: Marine Le Pen e Emmanuel Macron. O Le Figaro escreve que Macron esteve "omnipresente" e uma sondagem da BFMTV indica que a maioria dos telespectadores considerou que o candidato do movimento “Em Marcha!” foi o mais convincente.

Morreu Martin McGuinness, ex-dirigente do IRA que se tornou numa figura importante do processo de paz na Irlanda do Norte e chegou a vice-primeiro-ministro. Sofria de uma doença genética rara.

Num momento em que a União Europeia se prepara para pedir um embargo à carne brasileira, na sequência da operação "Carne Fraca", que pôs em causa a sua qualidade, o Público escreve que, em 2016, Portugal importou 524 toneladas.


Informação relevante
Hoje, a polémica política volta a entrar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Nova, depois da enorme discussão à volta da conferência cancelada de Jaime Nogueira Pinto. Às 18h, há uma manifestação do Partido Nacional Renovador (PNR); às 14h e às 16h há eventos de sentido contrário. O João de Almeida Dias foi fazer uma pequena viagem a uma faculdade em confronto e falou com todos.

Tomou ontem oficialmente posse a mais nova administradora da Caixa Geral de Depósitos: a classe política. E já se começa a sentir a sua influência:

Além da EDP, houve outras grandes empresas a aproveitar o "perdão fiscal" do Governo: a Jerónimo Martins, a Corticeira Amorim e a Cimpor também aderiram ao PERES

Já há 95, vêm aí 160. O PSD aprova hoje mais nomes de candidatos a presidentes de Câmara nas próximas autárquicas. Ficam a faltar 40. Uma das dúvidas, escreve o DN, é Oeiras - até por causa do factor Isaltino.

Naturalmente, o PSD ainda fala de Lisboa. Em entrevista à TSF, Carlos Carreiras, coordenador autárquico do partido, disse que o importante é Teresa Leal Coelho e Assunção Cristas ficarem à frente de Fernando Medina. "E, neste caso, vou-lhe ser franco, a ordem dos fatores seria indiferente" - ou seja, primeiro ou segundo lugar, tanto faz.

A revista Forbes divulgou ontem a lista das pessoas mais ricas do mundo e estão lá os três portugueses de sempre: Américo Amorim (4,4 mil milhões de euros, 385.º), Alexandre Soares dos Santos (2,5 mil milhões; 745.º lugar) e Belmiro de Azevedo (1,4 mil milhões; 1376.º lugar). Donald Trump também faz parte: com 3,5 mil milhões, está em 544.º lugar.

Ontem morreu o multimilionário mais velho do mundo. O banqueiro David Rockefeller, que foi um amigo próximo dos Espírito Santo e ajudou a família a reerguer o seu império depois da revolução, tinha 101 anos.

Há muitas novidades nos Estados Unidos:
Francisco Guterres Lu-Olo foi eleito à primeira volta Presidente de Timor-Leste, com um resultado que deverá andar perto dos 60%. Ficará no cargo até 2022.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre duas culturas políticas: "O contraste entre o modo como Jorge Sampaio tratou Santana Lopes e Cavaco Silva tratou José Sócrates dá-nos a diferença entre uma cultura de confronto e uma cultura de compromisso".

Laurinda Alves escreve "Ao terceiro dia": "Nas alturas em que a vida parece indecifrável e as rotinas ficam abaladas, o mundo fica um lugar tão estranho que apetece apagar a luz e pedir para nos acordarem quando tudo tiver passado".

Paulo Sande escreve sobre a Europa: "Os apelos nacionalistas, que confundem identidade nacional com proteccionismo, isolacionismo e xenofobia, oferecem apenas o regresso a um passado inexistente".


Os nossos Especiais

O Reino Unido anunciou ontem que o Brexit começa formalmente a 29 de março. Isto quer dizer que o relógio continua a contar para os estrangeiros que vivem no país. Não vão ser tempos fáceis: quem quiser pedir cartão de residente permanente, por exemplo, tem que preencher um longo (correção: longuíssimo) formulário de 85 páginas que obriga a reconstruir burocraticamente os últimos cinco anos da sua vida. A Ana França, que viveu em Inglaterra durante quatro anos e meio, explica as dificuldades.

Notícias surpreendentes

Está preparado para receber a Primavera em casa? Tem a certeza? Confira as 10 dicas da Raquel Salgueira Póvoas só para assegurar que não lhe falta nada.

E agora que já tratámos da casa: sabe quais são as tendências da maquilhagem para a Primavera? Ora espreite aqui.

Hoje é Dia Mundial da Poesia e há feiras do livro, concertos e leituras para aproveitar. A Rita Cipriano dá-lhe algumas sugestões.

São fotos que vale mesmo a pena ver:


E assim pode atirar-se a mais uma terça-feira. Já sabe: estamos aqui sempre que quiser vir ter connosco.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário