terça-feira, 21 de março de 2017

Startups - A política tem uma nova namorada

Foto do autor

Startups

Por Ana Pimentel, Jornalista
O Parlamento discutiu a proposta do Governo para regulamentar a Uber e Cabify na sexta-feira, sem que nenhum partido chegasse a um consenso, e as palavras de Carlos Moedas – ditas no dia anterior – podiam ter ecoado em repeat nos corredores daquela que é a casa da democracia. “É preciso sentar à mesa” os empreendedores, as autoridades europeias, autoridades nacionais, reguladores, o país, “as diferentes partes do puzzle”. Já se sentaram? Ótimo. Vamos conversar.
Política – Eu gosto de ti, mas já não sei o que fazer contigo.
Tecnologia – Dá-me só mais uma oportunidade.

Para o comissário europeu com a pasta da inovação, não há dúvidas: “quer queiram, quer não”, a política e a inovação tecnológica estão numa relação (ainda que complicada). E se a ideia das startups é revolucionar mercados altamente regulados como o da saúde, energia ou transportes, não há outra solução: o casal mais disruptivo da era digital só sobrevive quando ambos estiverem dispostos a ceder. Não só nas leis, mas nos mecanismos. Na educação. Nas culturas das empresas.
Política – O problema não és tu, sou eu. Que não me atualizo tão depressa. 
Tecnologia – Não faz mal. O software espera.

No Caixa Empreender Award, o comissário português lembrou que é preciso “refletir sobre o que se está a passar na Europa”, porque “as pessoas estão desiludidas” e é preciso que os líderes se reconectem com elas. Acho que neste ponto, a política concorda com Moedas. A tecnologia também. Se isto der em casamento, adivinhem lá quem vai ser o padrinho.
Tenham uma ótima semana! Na terça, escrevo-vos outra história de amor.
FotografiaSTARTUPS

Upframe. Startup Lisboa lança programa para jovens

Há 18 vagas para jovens "com uma mentalidade aberta, muita ambição e motivação" que se queiram lançar num projeto novo com efeitos à escala global. Candidaturas abriram esta segunda-feira.
FotografiaSTARTUPS

Probe.ly vence Caixa Empreender Award

A "sonda" portuguesa que zela pela segurança das apps recebeu 100 mil euros da Caixa Capital. Em dezembro já tinha vencido a edição de outono do Lisbon Challenge, promovido pela Beta-i.
FotografiaEMPREENDEDORISMO

Empreendedores "vão ter de lidar com políticos"

Comissário europeu para Inovação diz que é preciso "sentar à mesa" autoridades europeias, nacionais, reguladores e empreendedores porque as leis do futuro não podem ser feitas só por políticos.
FotografiaEMPREENDEDORISMO

Ouishare em Portugal para debater Uber e Airbnb

Organização francesa Ouishare chega a Lisboa para mostrar aos portugueses que impacto tem a economia colaborativa nas novas organizações e nas cidades. Ouishare Summit decorre de 16 e 19 de março.
FotografiaSTARTUPS

Turismo e Beta-i lançam acelerador de startups

Turismo de Portugal e a Beta-i lançam acelerador para startups em parceria com a Agência Abreu, Airbnb, Pestana, Amadeus, Cityrama e NOS. Candidaturas abrem esta quinta-feira.
FotografiaUBER

Nº 2 da Uber demite-se na sequência das polémicas

Jeff Jones demitiu-se da presidência da Uber na sequência das polémicas que deram a conhecer uma cultura empresarial sexista e de assédio, avança o Recode. Estava lá há menos de um ano.
FotografiaUBER

Governo isolado na legislação da Uber

Projeto de regulamentação do Governo para Uber e Cabify mereceu a discordância de todos os partidos, que avançam com propostas próprias. Ministro do Ambiente diz que "contingentação é do Estado Novo".
FotografiaBULLYING

"O meu agressor anda comigo no bolso"

As ofensas, o gozo, os e-mails difamatórios, as fotografias tiradas no balneário. Na era da internet, o bullying é uma nódoa negra permanente. Nada se esquece e tudo se partilha.
Um empreendedor expõe o seu projeto e, se houver investidores interessados, estes financiam a causa. É o lema do “grão-a-grão enche a galinha o papo” aplicado ao investimento particular.

RADAR GLOBAL

AGENDA

MAIS SOBRE STARTUPS
Mais pessoas vão gostar da Startups. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário