terça-feira, 21 de março de 2017

Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico plantam sobreiros no Dia Mundial da Árvore

Cerca de 30 alunos da Escola Básica de Santo António plantaram, hoje, 200 sobreiros no baldio de Valmaior, localizado em Vila Nova de Fusos. A iniciativa, que decorreu no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore, foi dinamizada pelo ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, pela Associação Florestal do Baixo Vouga e pelos Sapadores Florestais de Albergaria-a-Velha, em parceria com o Município.

  O Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, a Vereadora da Educação, Catarina Mendes, o Presidente da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, Jorge Lemos, bem como os técnicos do Gabinete de Proteção Civil e Florestal, estiveram, esta manhã, em Vila Nova de Fusos e acompanharam o trabalho das crianças com os sapadores. Após a plantação e a rega das árvores, os mais novos puderam desfrutar de um lanche oferecido pela Autarquia.

Na zona de baldio em Vila Nova de Fusos está a ser criada uma faixa de gestão de combustível (FGC), estratégica na prevenção de incêndios. As espécies invasoras, nomeadamente acácias, estão a ser eliminadas e substituídas, progressivamente, por árvores autóctones como sobreiros e pinheiros. Pretende-se que esta FGC ocupe uma área de 25 hectares, estando prevista a plantação de 30 mil árvores. Os Sapadores Florestais estão a desenvolver este trabalho de salvaguarda da natureza ao longo do ano e, em parceria com outras entidades locais, criam dinâmicas de educação ambiental com as crianças do Concelho.

 No Dia da Árvore, António Loureiro e Catarina Mendes visitaram, ainda, o parque de lazer dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, tendo o Presidente da Câmara plantado um liquidâmbar, oferecido pela empresa Grohe, que contribuiu com cerca de duas dezenas de árvores para o embelezamento do novo espaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário