quinta-feira, 6 de abril de 2017

Câmara Municipal apoia lançamento da obra “O Último Moleiro do Rio”, de Armando Carvalho Ferreira

O livro “O Último Moleiro do Rio”, de Armando Carvalho Ferreira, vai ser apresentado na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha no próximo sábado, 8 de abril, pelas 17h00. A primeira obra de ficção do autor conta com o apoio da Câmara Municipal e da Rede Portuguesa de Moinhos, estando o lançamento integrado nas comemorações do terceiro aniversário da Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha.

  Armando Carvalho Ferreira tem-se dedicado à investigação na área da Molinologia nas últimas duas décadas e decidiu agora lançar um livro de ficção, inspirado nas histórias que foi ouvindo dos moleiros com quem contactou. “Depois da publicação de algumas obras que tiveram como base a investigação e os trabalhos de campo efetuados na área da Molinologia, procurando assim a documentação e valorização do nosso património molinológico, senti a necessidade de escrever sobre aqueles que comigo têm partilhado as suas memórias nos últimos anos”, refere o autor.

A ação do livro decorre na década de sessenta do século XX. Um casal de moleiros, um dos últimos que continua a deslocar-se de forma sazonal ao moinho do rio, tenta manter a tradição da atividade moageira. Quando o único filho regressa da guerra em África, traz consigo uma outra visão do mundo e os ventos de mudança começam a pôr em causa as mentalidades e os modos de vida tradicionais. Num confronto entre a tradição e a modernidade, a única certeza é que nada ficará como dantes.

 Armando Carvalho Ferreira nasceu em 1965, em Albergaria-a-Velha, e tem-se dedicado à investigação e divulgação na área da Molinologia nos últimos vinte anos. É autor de algumas obras na área, como “Moinhos do Concelho de Albergaria-a-Velha”, de 2003, e “Moinhos do Distrito de Aveiro”, de 2008. Tem também publicado vários estudos e artigos em edições especializadas, incluindo a revista norte-americana “Windmiller’s Gazette”. É membro da TIMS – Sociedade Internacional de Molinologia e membro e colaborador da Rede Portuguesa de Moinhos, assumindo a coordenação geral, a nível do distrito de Aveiro, do evento “Moinhos Abertos de Portugal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário