Depois de recentemente ter estado em Angola, o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, realiza entre quarta e sexta-feira a sua primeira visita oficial a Moçambique, a convite do chefe de Estado, Filipe Nyusi.
"A visita enquadra-se no reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre Moçambique e Guiné Equatorial, nos domínios comercial, regional e internacional", anunciou a Presidência moçambicana em comunicado.
Teodoro Obiang e Filipe Nyusi encontram-se esta quarta-feira (05.04) no Gabinete da Presidência da República, em Maputo, para "conversações oficiais".
O programa do Presidente equato-guineense contempla igualmente a deposição de uma coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos, visitas ao Porto de Maputo, à Assembleia da República e ao Conselho Municipal de Maputo.
Obiang já visitou Angola
A visita de Obiang a Moçambique acontece nove dias depois de ter realizado uma visita de Estado a Luanda, a capital de Angola.
Após a visita de algumas horas, que incluiu um encontro com o chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, os governos de Angola e da Guiné Equatorial deram conta da intenção de reforçar a cooperação bilateral nos domínios da formação de quadros, transportes, agricultura e pescas.
Angola já está a formar 200 oficiais das forças de segurança da Guiné Equatorial e as duas petrolíferas estatais estão a estudar um reforço da cooperação, nomeadamente na área do gás.
Lusa, em Deutsche Welle
Nenhum comentário:
Postar um comentário