quinta-feira, 6 de abril de 2017

João Oliveira: Um prémio mais que merecido para quem tanto se dedica ao desporto mirense!

Recentemente a Associação Distrital de Atletismo de Coimbra premiou um "mirense", em mais uma demonstração de que a qualidade do trabalho efetuado acaba por ser reconhecida, mesmo que não se esteja nos "grandes centros".
João Oliveira que, em conjunto com sua equipa ajuda a levar até longe o nome da pequena terra chamada Valeirinha com sua associação dedicada a formar atletas nas mais diversas vertentes do atletismo, viu recompensada pela segunda vez (a primeira foi em 1996, quando foi galardoado como Dirigente do Ano) toda a sua dedicação em prol do desporto local, mesmo - algumas vezes - sob o stress de equacionar a sua retirada. E foi exatamente o Prémio Dedicação que foi atribuído a este simpático senhor, de fala fácil e sorriso sempre pronto a todo instante...
Mira Online ouviu a sua versão dos factos que lhe vão dando um empurrão a cada dia no sentido de nunca baixar os braços, mesmo sabendo que esta paixão pelo atletismo tem custado há mais de 20 anos a privação da vida familiar, em tantas circunstâncias.
Afirmando "desde há muito tempo não saber viver sem isso"João Oliveira reconhece "muitas vezes, ficar desiludido com determinadas situações", mas prémios como este ajudam a "levantar o moraldando forças para que a continuidade deste longo trabalho não seja em vão...".
Ao longo deste tempo diversos executivos têm tido a oportunidade de trabalhar em conjunto com a Associação presidida por João Oliveira. Quer seja de uma cor ou de outra, todos sempre souberam valorizar o trabalho efetuado e que, dando sempre frutos, tornaram a Valeirinha "uma marca do Atletismo do Concelho", como diz orgulhoso. Mas, desengane-se quem pensa que a ideia inicial era a de formar um clube de Atletismo!
Tendo sido atleta de Basquetebol (atuou no Galitos, em Aveiro, onde chegou a ser campeão distrital), João Oliveira quis trazer para o Concelho de Mira a sua paixão. Porém, na altura o executivo presidido por Rocha de Almeida exigia o pagamento de uma taxa para a utilização do Pavilhão de Mira. Desta forma, o agora galardoado e sua equipa repensaram sua estratégia, e pensaram "se é esta a forma com que "incentivam" a prática desportiva, então... vamos fazer um desporto que se faça na rua!". E, foi assim que nasceu o atletismo na Valeirinha...
Claro que foram necessários fazer cursos para treinadores. Hoje, este homem tem o nível 2, bem como seu filho, que é o treinador do clube atualmente, dada a influência que o pai sempre teve através da paixão desportiva. Para além disso, este auto-didata também foi procurando aprimorar seus conhecimentos através das opiniões de outros treinadores, com quem tem privado ao longo do tempo. Tudo - voltamos a dizer - em nome do amor ao desporto que João Oliveira carrega na alma e no coração...
Em forma de desfecho, João Oliveira traça um pequeno quadro daquilo que considera ser "imprescindível para a prática do atletismo no Concelho conseguir ainda um maior impulso, a breve trecho: A criação da figura de Diretor Técnico Desportivo que dê a conhecer à vereação e à CM as reais necessidades do desporto em geral, em Mira. Para além disso, "não ficávamos nada mal" com a presença de 1 ou 2 corredores de tartã com areia na ponta, para a prática do atletismo!".
Esta é uma breve compilação de toda uma história de vida que, naturalmente, seria impossível caber numa reportagem. É que, João Oliveira teria ainda muitas histórias para partilhar com a comunidade local, dando a conhecer mais ao pormenor todo o trabalho desenvolvido e, mais uma vez, reconhecido. Homem que, ao receber o prémio, fez questão de partilhar com "antigos e atuais atletas para além da "paciente" esposa, Justina Oliveira"que o acompanha e incentiva apesar de todos os contratempos do dia a dia.
Homem de fé e de fibra, João Oliveira lá vai ajudando a dar continuidade a todo um enorme projeto de construção de equipas de atletismo que passa, obrigatoriamente, pela formação de jovens que se transformam em homens e mulheres responsáveis... verdadeiros cidadãos e cidadãs num futuro que já hoje se inicia. Exemplo de vitalidade e amor à causa, não deixa nada para depois, nem se abstém da sua quota-parte na responsabilidade que assume diariamente de contribuir para que o Concelho de Mira cresça também a nível desportivo.
João Oliveira nada espera em troca daquilo que dá. O reconhecimento é um prémio, sim, pela sua labuta. Mas, nada mais que isso. Porque, o verdadeiro prémio que ele está sempre a espreita é o dos resultados positivos, dos recordes e das boas prestações dos seus pupilos e pupilas. Estes sim, são os pequenos heróis que vão dando alento a cada dia, e que o ajudam a respirar a paixão pelo atletismo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário