segunda-feira, 24 de abril de 2017

França. Imprensa europeia saúda vitória de Macron

Resultado de imagem para França. Imprensa europeia saúda vitória de Macron
Candidato centrista vai decidir lugar no Eliseu contra Marine Le Pen, de extrema-direita.
A imprensa europeia saúda a passagem de Emmanuel Macron para a segunda volta das eleições presidenciais francesas, mas alguns jornais estimam que a presença da candidata de extrema-direita, Marine Le Pen, representa "uma ameaça".
O The Guardian considera que o centrista Emmanuel Macron representa "a melhor esperança de um grande país, profundamente perturbado", mas ressalva que "a ameaça da extrema-direita não está extinta".
O Financial Times vê já na segunda volta das presidenciais francesas a "coroação" de Macron, mas prevê que o jovem centrista deverá ser forçado a "negociar duramente" para colocar o seu programa em marcha.
O jornal conservador alemão Frankfurter Allgemeine mostra-se reservado sobre o apuramento de Emmanuel Macron num artigo intitulado "A França Rasgada": "Mais de 40% dos franceses votaram em candidatos muito à direita ou muito à esquerda. A vitória de Macron é muito estreita".
Para a revista alemã de centro-esquerda Der Spiegel, o sucesso do candidato centrista "é uma bofetada na cara do sistema político. O seu apuramento para a segunda volta abalou, pelo menos provisoriamente, as instituições políticas de longa data, os gaullistas conservadores republicanos e os socialistas no poder, do presidente François Hollande".
Num editorial publicado ´online´, o jornal Le Soir considera que os franceses "fizeram a sua revolução, abalando, como fez Trump, os homens políticos tradicionais, tanto de direita como da esquerda, para colocar face a face duas pessoas fora do sistema".
O Le Temps, pegando no termo "nova fronteira" usado pelo antigo presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy, espera a vitória de Emmanuel Macron: "Este jovem Presidente com menos de 40 anos pode dar uma nova fronteira à França e melhorar o destino dos franceses". Mas o jornal estima que "a Frente Nacional, são os descendentes da França colaboracionista e da Argélia francesa que se encontram às portas do poder".
A Gazeta Wyborcza saudou igualmente a passagem de Macron à segunda volta: "A União Europeia vai sobreviver ao divórcio com a Grã-Bretanha. Mas o ´Frexit´, a saída da França da União, teria enterrado o projecto europeu. E era o que tinha anunciado Marine Le Pen".
O centrista Emmanuel Macron ultrapassou Le Pen na primeira volta. A votação decisiva será a 7 de Maio.
O candidato liberal já recebeu o apoio de outros candidatos presidenciais derrotados, e, de acordo com projecções, derrotará a candidata de extrema-direita com mais de 60% dos votos.

Fonte: Renascença

Nenhum comentário:

Postar um comentário