Secretário de Estado da Saúde explica que o grupo vai "avaliar a criação de uma futura carreira de médico dentista no Serviço Nacional de Saúde".
O Governo vai criar um grupo de trabalho para avaliar a integração de médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde, avançou o siteSaúde Oral, citando o secretário de Estado da Saúde, Fernando Araújo.
O governante explica que o Ministério da Saúde está a elaborar um despacho que vai permitir a constituição deste grupo de trabalho, que deverá entrar em funções em maio.
A iniciativa surge após as primeiras 13 experiências-piloto que começaram no ano passado e que foram alargadas já em em 2017.
Fernando Araújo salienta que o grupo de trabalho irá estabelecer as bases técnico-científicas e jurídicas para a criação de algo inovador e que definitivamente consagre os médicos dentistas como profissionais de elevado valor no Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente no âmbito das equipas de saúde familiar.
O grupo integrará, entre outras entidades, a Ordem dos Médicos Dentistas.
Uma reivindicação antiga
Ouvido pelo TSF, o bastonário Orlando Monteiro da Silva recorda que a criação de uma carreira no SNS era uma promessa feita pelo Governo e que este grupo de trabalho surge nessa sequência.
"Ao fim de 40 anos, talvez seja este o grande passo que se está a dar no Serviço nacional de Saúde: inserir a medicina dentária para atendimento da população", destacou o bastonário.
Fonte: TSF
Foto: Alfredo Cunha / Global Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário