segunda-feira, 17 de abril de 2017

Turmas nas escolas vão voltar a ser mais pequenas

Resultado de imagem para Turmas nas escolas vão voltar a ser mais pequenas
As novas regras entram em vigor no próximo ano lectivo, mas não em todas os estabelecimentos.
As turmas nas escolas vão voltar a ser mais pequenas. As novas regras entram em vigor no próximo ano lectivo, mas vão começar a ser aplicadas pelas escolas mais pobres.
As salas de aulas vão passar de um máximo de 26 para 24 alunos no 1.º ciclo e de 30 para 28 nos restantes.
O diploma é publicado esta segunda-feira em “Diário da República”, segundo a notícia do “Público”.
O jornal apurou esta medida só abrangerá as escolas consideradas como sendo Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) e nestas começará apenas por ser aplicada nos anos iniciais de ciclo (1.º, 5.º, 7.º e 10.º anos).
Existem 137 agrupamentos de escolas TEIP, o que corresponde a cerca de 20%.
Lembra o jornal que o ministro da Educação nunca apontou números, limitando-se a anunciar que esta redução seria feita de forma “paulatina”. Em Novembro passado, Tiago Brandão Rodrigues no Parlamento que o modo como se faria a redução do número de alunos por turma estava dependente do impacto financeiro da medida e que tinha sido encomendado um estudo com este fim. A conclusão do estudo foi anunciada para Abril, mas os seus resultados ainda não foram divulgados.
A investigação existente não é unânime na conclusão de que menos alunos por turma corresponda a melhores aprendizagens, mas a que aponta para este resultado evidencia que este é mais evidente quando abrange alunos de meios sócio-económicos desfavorecidos.

Fonte: Renascensa
Foto: CML

Nenhum comentário:

Postar um comentário