segunda-feira, 17 de abril de 2017

Turquia = Erdoland// Turmas vão encolher (algumas)// Salários desiguais dão multa

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Quem ganhou o referendo na Turquia? A televisão pública anunciou, com 97% dos votos contados, que foi o campo do “sim”. O Presidente, Recep Erdogan, telefonou aos partidos que fizeram campanha pelo “sim”, declarando a vitória. Mas a oposição, numa acção rara, impugnou os resultados e exigiu a recontagem de mais de metade dos votos. No centro da discórdia pode estar um selo, explica a Maria João Guimarães, neste caminho estreito rumo à Erdoland que o Jorge Almeida Fernandes e a Teresa de Sousa já aqui perspectivavam ontem.
O vice de Trump deixou mais um aviso à Coreia do Norte. Depois do teste falhado e uma exibição de mísseis em Pyongyang, a resposta de Mike Pence, ali ao lado na Coreia do Sul, veio rápida (e dura): "A era da paciência estratégica acabou". (Já perguntava aqui ontem o Vicente Jorge Silva: "E se a guerra começar hoje?")
A América procura o homicida do Facebook. Um homem norte-americano está desde domingo a ser procurado pelas autoridades depois de ter matado um idoso enquanto filmava em directo no Facebook. Pode  não ter sido crime único.
O ambiente continua feio, no desporto português. Agora foi uma claque do Benfica que entoou um cântico sobre o adepto do Sporting que morreu com um very-light no Jamor. Será que alguém consegue pôr fim a isto?

As notícias do dia  

A redução de alunos por turma vai começar pelas escolas mais pobres. É oficial, a redução do número de alunos por turma vai mesmo avançar no próximo ano lectivo. Mas a medida só abrangerá as escolas consideradas como sendo Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e nestas começará apenas por ser aplicada nos anos iniciais de ciclo. A Clara Viana conta-nos o que conseguiu apurar. (Pelo caminho, sabemos isto via DN: Lisboa continua a deixar crianças de 4 anos fora do pré-escolar).
Na nossa manchete está esta outra novidade do Governo: o Estado vai penalizar quem pagar menos às mulheres. Conta a São José Almeida que vem aí um diploma para estimular a igualdade salarial entre homens e mulheres. A penalização para as empresas com mais evidência de disparidade de género poderá passar pelo não acesso a contratos com o Estado. Como pode verificar, os últimos anos não foram famosos neste indicador. 
O Programa de Estabilidade é como o quartel-general em Abrantes: Centeno tirou ilusões a Bloco e PCP: nem mais um cêntimo para as medidas de 2018 - nem no IRS, nem para a função pública. Os juros ainda dão uma ajuda para pagar uma delas. E para outras matérias sensíveis? É segredo. Hoje Marcelo recebe os partidos, para os ouvir sobre o Programa de Estabilidade. O ponto de situação está aqui, com o ano da libertação marcado para 2021 e um risco chamado juros (mais outros cinco vindos de fora) a assombrar o caminho até lá. 
No palco da política, eis a síntese possível: a esquerda diz-se contra, mas é direita que avança com alternativas.

Um pouco mais tenso está o ambiente na indústria mais sexy da Europa. Conta o Manuel Carvalho que após 40 anos de união, a associação do calçado é disputada por duas listas. Um dissídio feito nos bastidores políticos, nas divergências pessoais e, na penumbra, no conceito sobre o que é, afinal, sexy no calçado.
Mas ambiente realmente tenso é aqui: a PGR angolana exige desmentido a Joana Marques Vidal. Diz que as notícias sobre carta rogatória enviada a Luanda sobre Manuel Vicente são "pura falácia" e que Marques Vidal tem o dever moral de repor a verdade. O levantamento da imunidade do governante está agora nas mãos do Tribunal Constitucional daquele país.

Para nos pôr a pensar

1. A ciência e a fé encontram-se no infinito? Em dia de Páscoa, o P2 fez capa da época. O texto é do David Marçal, o tom é o dele mesmo, na primeira pessoa. E é assim que nos abre a cabeça para o cruzamento de dois mundos que não são incompatíveis: "Até hoje nunca precisei de compatibilizar a minha dimensão científica com a religiosidade, porque elas nunca coexistiram. Mas não é o caso de muitas outras pessoas. Há muitos cientistas que são crentes. E há alguns padres que têm uma sólida formação científica. Ciência e religião são duas visões do mundo muito diferentes, que coexistem. E coexistem, por vezes, na mesma pessoa. É dessa coexistência que se trata nestas páginas." Essas páginas continuam por aqui.
2. O novo contraceptivo masculino é seguro, eficaz e barato - e não tem uma empresa que o venda. Como assim? Precisamente assim, conta-nos este texto da Bloomberg e PÚBLICO, que nos conta como é o procedimento científico, qual é o problema das grandes farmacêuticas e nos deixa uma pergunta final: "Por que é que este fardo haverá de ser carregado só pela mulher?"
3. Esta mulher dirige, não um, mas seis hospitais dispersos. Chama-se Ana Escoval e a nossa Romana Borja-Santos passou 24 horas com ela, que pareciam nunca acabar - tal a dimensão das tarefas que tem sempre em mãos. Em seis anos, os hospitais do Centro Hospitalar de Lisboa Central vão integrar uma nova unidade. Mas como é gerir instituições, como a Maternidade Alfredo da Costa e a Estefânia, neste processo? Por aqui há algumas respostas, antevendo o futuro da zona hospitalar da capital. Mas fácil não é: “O que noutro hospital se resolve com o elevador aqui implica pedir ambulância”.

Hoje na agenda
  • Marcelo Rebelo de Sousa recebe PS, PSD e Bloco, avaliando como os partidos receberam o Programa de Estabilidade entregue pelo Governo. Amanhã irão a Belém os restantes partidos.
  • O Banco de Portugal divulga estatísticas relativas à concessão de crédito aos consumidores, relativas ao mês de fevereiro.
  • Num dia em que as principais bolsas europeias estão fechadas, a China mostra como andou a economia no primeiro trimestre.

Só mais um minuto  

Ontem passei pelo site e dei por mim a rever uma fotogaleria durante largos minutos. Gostava que a visse também: a Páscoa acabou, mas deixou-nos imagens poderosas.
(E agora, prepare-se para algo completamente diferente)
E se em Torremolinos tivessem estado dos chefes de Governo dos países do Sul da Europa? E se para lá fosse também Samaris, o jogador do Benfica que deu um murro num adversário? E se um podcast do PÚBLICO brincasse com o mundo das notícias? Sim, com o novo podcast do Inimigo Público, o humor já lhe chega aos ouvidos. A estreia foi esta sexta-feira - e o que lhe deixo hoje são esses sete minutos, para entrar no dia com aquele sorriso que merece.
E não deixe que o regresso da chuva (previsto para amanhã) lhe tire a boa disposição. O Verão segue dentro de momentos.
Dia bom, até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário