sexta-feira, 14 de julho de 2017

360º - Entrevista: como António Barreto vê Portugal. E ainda: Altice compra a TVI e é atacada pela esquerda

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Já é oficial: a Prisa aceitou a oferta da Altice paracomprar a TVI por 440 milhões de euros. A informação já foi transmitida à Comisión Nacional del Mercado de Valores (a CMVM espanhola). Às 11 horas, haverá mais detalhes numa conferência de imprensa.

O negócio é anunciado pouco depois de António Costa ter feito um estranho e brutal ataque à Altice durante o debate do Estado da Nação. A extrema-esquerda está a cavalgar a onda: ontem à noite, Catarina Martins, do BE, acusou a empresa de fraude e de dobrar a lei para despedir trabalhadores. Pedro Passos Coelho também falou sobre o tema, mas para atacar o Governo: "Nunca tinha ouvido um primeiro-ministro atirar-se assim publicamente a uma empresa. Acho que nem o engenheiro José Sócrates teve coragem de o fazer".

Ontem, a Altice anunciou um outro negócio de grande dimensão: a empresa está a preparar o lançamento de um banco online nos mercados onde opera, incluindo Portugal. O Alticebank deve começar a funcionar no início de 2019.


Informação relevante
António Costa não gosta de lhe chamar remodelação (prefere "ajustamento"), mas vamos manter-nos fiéis à linguagem normal: a remodelação consumada ontem envolveu 15 pessoas - sete saíram e oito entraram. Entre os novos secretários de Estado, há muita, muita gente umbilicalmente ligada ao PS, o que mostra pouca capacidade de recrutamento fora dos círculos partidários. E houve ainda uma surpresa: à última hora, Costa substituiu o secretário de Estado das Florestas.

Quem não gostou nada de ser remodelada foi Margarida Marques, que deixa agora de ser secretária de Estado dos Assuntos Europeus. Em declarações à Rita Tavares, diz-se surpreendida e garante: “Não pedi para sair”. E diz que vai voltar a ser deputada: “Não aceitarei alternativa”.

O ministro que tutelava Margarida Marques, Augusto Santos Silva, dos Negócios Estrangeiros, agiu como se nada se tivesse passado e assegurou que a relação com os seus secretários de Estado “foi e é excelente”. Certo.

Lembra-se daquela lista interminável de argumentos usados por António Costa para justificar que, com muita pena sua, o Porto não podia ser candidato a receber a Agência Europeia do Medicamento? De certeza que se lembra: era um conjunto de pontos, alíneas e subalíneas com tudo explicado tintim por tintim. Agora, a lista foi para o lixo. Com a mesma convicção anterior, o Governo explicou ontem porque é que o Porto é afinal uma escolha melhor. Parece que "o Porto está mais próximo do centro da Europa e tem uma relação muito importante com o noroeste da Península e com Espanha". Então, está bem.

Morreu Américo Amorim, o "rei da cortiça". Aos 82 anos, era o homem mais rico de Portugal e valia 4,4 mil milhões de dólares (mais do que Donald Trump). O empresáriotinha sido operado ao coração seis vezes nos últimos anos. No Observador, temos um longo perfil a contar a história do homem que sonhava ter um banco, mas descobriu petróleo.

Os resultados dos exames nacionais do 12.º mostram que as coisas correram melhor aos alunos do que no ano passado: as médias subiram a Português, Matemática e Biologia e desceram a Física.

Hoje de manhã, um tiroteio em Jerusalém provocou três feridos, dois em estado grave, todos polícias. Os três atacantes foram abatidos.

Lula da Silva anunciou que se vai candidatar à Presidência do Brasil, depois de ter sido condenado a 9 anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Já tem lema de campanha:  "Quem acha que é o fim do Lula vai quebrar a cara".

"Estás em tão boa forma. Muito bonita". Foi assim que Donald Trump se dirigiu à primeira-dama francesa Brigitte Macron. Parece que a isto se chama diplomacia (sim, já há uma polémica sobre o tema).

O Sporting teve ontem a sua primeira derrota na pré-época: perdeu com o Valencia por 3-0. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que, tal como fez Francisco Geraldes, "com a coisa assim, mais vale ficar a ler Saramago".

Já o Benfica, venceu o Neuchâtel Xamax por 2-0 no primeiro teste da pré-temporada. A crónica do jogo começa assim:"46 dias depois, o Benfica voltou a jogar. E a ganhar. Nada de novo".

Continua o Euromilhões do Benfica: depois de ter vendido Ederson ao Manchester City por 40 milhões e Lindelöf  ao Manchester United por 35, Nélson Semedo vai agora para o Barcelona por 30 milhões.


Os nossos Especiais

António Barreto é uma das cabeças mais respeitadas (e temidas) do país. Ontem, esteve na redação do Observador a responder às perguntas de José Manuel Fernandes, de Rui Ramos, dos jornalistas e dos leitores. Falou sobre a reforma agrária (acaba de relançar o seu livro clássico,Anatomia de uma Revolução) e sobre o regime. Frases fortes de uma entrevista que pode ser lida na íntegra aqui:

  • "O nosso grau de endividamento é tão grande que os portugueses estão dependentes e condicionados como raramente estiveram na vida. Talvez tivessem mais autonomia e mais liberdade durante o reino dos Filipes do que agora";
  • "Metade do que o Governo atualmente está a fazer é aquilo que se chama uma austeridade de outra maneira";
  • "Quando os nossos amigos estão no poder, o incêndio é culpa da natureza, do sol, do clima mediterrâneo e do eucalipto, com certeza. Se estão os da oposição, então o culpado é o Governo";
  • "O grande, grande problema dos deputados é o seu modo de eleição, dado que ali nenhum deputado responde perante o seu eleitorado. Responde perante o chefe do partido. O verdadeiro patrão dele é o chefe do partido. E devia ser ao povo que ele devia prestar contas";
  • "O PCP percebeu há dois ou três anos que era agora ou nunca e que a via do declínio estava nas cartas. Até porque existia o Bloco de Esquerda ali ao lado deles". 

A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "E se o governo acabar antes da maioria parlamentar?": "O actual governo está condenado a gerir o status quo, esperando que tudo corra bem, e a deixar acumular os problemas, esperando que tudo comece a correr mal o mais tarde possível". E também tem uma nova opinião em vídeo, sobre a presidencialização do regime.

Miguel Tamen escreve sobre o fado e filosofia: "Um grande fado nunca depende dos sentimentos de quem canta: depende de se achar que os outros não têm sentimentos".


Notícias surpreendentes
Os Red Hot Chili Peppers deram ontem um concerto recheadinho de grandes hits no Super Bock Super Rock.A Rita Cipriano, que esteve lá, assegura que a bandasoube envelhecer bem.

Houve mais música no SBSR:

E como é que estivemos de estilo no SBSR? Os looks tiveram muita malagueta como pode ver na nossa fotogaleria.

A Air Koryo é a pior companhia aérea do mundo. Sim: é da Coreia do Norte. O fotógrafo Arthur Mebius viajou nos seus aviões por três vezes e mostra como tudo se passou (parece que o serviço é muito simpático). 

Pais que não conseguem dormir, ouçam isto: “Os bebés não têm manhas, isso são coisas dos adultos”. A garantia é dada pela psicóloga Clementina Almeida, autora do livroSocorro! O meu bebé não dorme. A especialista garante que esses bebés só precisam de colo e mimo.

Se tem um bebé que não dorme, espero que já tenha pelo menos um olho aberto. Quando estiver totalmente acordado, venha ter connosco aqui, onde temos todas as notícias atualizadas.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário