O médico Luís Silva foi publicamente apresentado na sua sede de candidatura, perante mais de 200 pessoas, como candidato à Câmara Municipal de Cantanhede pelo Partido Socialista em Cantanhede. Esta cerimónia serviu ainda para apresentar o Mandatário concelhio – Pedro Bento (Advogado) e a cabeça de Lista à Assembleia Municipal (AM) - Ana Margarida Maia (Advogada).
Estiveram presentes Pedro Carrana (Presidente da concelhia Cantanhede), Pedro Coimbra, (Presidente da Federação de Coimbra e Deputado), o Deputado João Gouveia, o deputado e Secretário Nacional do PS - João Galamba, o Presidente de Junta de Ançã – João Perdigão. Estiveram ainda os ilustres ex-candidatos à Câmara: Rui Crisóstomo, Carlos Ordens, Manuel Ruivo, Maria Céu Lourenço. O ex-Presidente da Assembleia Municipal – Fausto Maia. Muitos ex-vereadores e membros Assembleia, ex-autarcas, militantes, simpatizantes e muitas pessoas que quiseram vir dar o seu apoio à candidatura do PS.
Pedro Carrana (Presidente Concelhia Socialista) referiu que o Dr. Luís Silva tem uma vasta experiência política pelos diversos cargos autárquicos que já desempenhou. É a pessoa certa para colocar Cantanhede no Mapa do Desenvolvimento Sustentável e no Mapa das Smart Cities! Queremos um Concelho Inclusivo, Solidário e Futurista.” Referindo-se à Ana Margarida Maia (cabeça de lista à Assembleia Municipal) como “uma mulher inteligente, altamente competente e a pessoa capaz de liderar os destinos da Assembleia na defesa de Todos os cidadãos de Cantanhede…Porque Cantanhede é de Todos”.
Pedro Bento (Mandatário Concelhio) começou por referir que “nunca poderia recusar este honroso convite para mandatário, vindo de tão ilustre e respeitável médico. O nosso concelho precisa urgentemente de mudar de paradigma, são 20 anos da actual maioria. Basta! A mudança para além de importante em democracia é necessária e urgente. Temos a pessoa certa para concretizar a mudança tranquila e tão necessária ao desenvolvimento do nosso concelho”.
Ana Margarida Maia (Candidata Assembleia Municipal) numa intervenção muito emotiva, disse que “o nosso lema é Cantanhede é de Todos, porque ninguém deve ser excluído, todas as pessoas devem ter as mesmas oportunidades e sucessos. Cantanhede necessita de uma lufada de Democracia participativa. É essencial olhar para o que interessa, as Pessoas. É necessário compreender quais os problemas que sofrem no dia-a-dia. O Luís Silva fala com elas diariamente. Eu acredito que só com o Luís Silva na Câmara Municipal é possível devolver a esperança num futuro novo e promissor para a nossa terra e para as nossas gentes.”
Pedro Coimbra (Presidente Federação Socialista) agradeceu esta grande moldura humana de apoio ao Luís Silva, assinalando que “a escolha deste lugar tem um significado muito forte. Estamos numa praça onde o PS já comemorou uma vitória autárquica! Onde mulheres e homens livres se juntaram para assumirem compromissos de desenvolvimento, espírito de missão e entrega às causas coletivas que nos unem: mais qualidade de vida para Todos”. “Cantanhede merece ter um Presidente de Câmara com a sensibilidade e humanismo do Luís Silva”.
João Galamba (Deputado e Secretário Nacional PS) explicou que “o Governo do PS está a ter sucesso nas suas políticas e hoje a Economia do País está melhor e principalmente as pessoas vivem melhor e com mais esperança no futuro. É essa esperança no futuro que o Luís Silva virá trazer à população do concelho de Cantanhede. Novas pessoas e Novas ideias precisam-se para este concelho. È preciso uma Mudança, pois 20 anos de poder do PSD é demais”
Finalmente, e em apoteose, Luís Silva interveio dizendo que “esta candidatura se assume como uma missão. Missão essa que tem caracterizado desde sempre, a sua vida profissional de médico, empresário e a já vasta experiência como autarca em Cantanhede. Eu acredito que é possível todos os dias fazer melhor! Por isso estou aqui. Por isso disse SIM ao apelo que me foi feito. Senti que neste momento este Concelho, o nosso Concelho, precisava da minha disponibilidade. As cidadãs e os cidadãos de Cantanhede têm o direito de ter uma alternativa que os faça sonhar e ter esperança num futuro melhor – e eu estou em condições de lhes garantir essa alternativa! Foi por isso que, depois de receber o apoio incondicional de tanta e tanta gente, decidi avançar em nome de Todos. Em nome de Cantanhede. E aqui estou!”
Continuou referindo que “estou a constituir uma equipe muito experiente, com provas dadas, com juventude e orgulho-me de ter uma grande candidata a Presidente da Assembleia – a Advogada Ana Margarida Maia.” O nosso Projeto político assenta em alguns pilares fundamentais de desenvolvimento, como: - A aposta na juventude, na sua ocupação positiva, num mercado de trabalho que lhes permita ficar junto das suas família se assim entenderem, num ensino de qualidade; - Num concelho amigo do ambiente, respeitando as características naturais únicas;
- Numa cidade sustentável, que produza riqueza e preserve o seu futuro, que seja um exemplo no País, que tenha saúde de excelência, que valorize o seu Hospital que tanto o PS lutou para que se mantivesse público, quando quiseram forçar-nos a privatizá-lo. - Num novo ciclo de turismo: -  Aposta na Ação Social e na economia social, tornando este concelho mais Solidário e inclusivo.”
Finalmente disse: “Quero tratar todos por igual. O meu gabinete estará aberto a todos os cidadãos e não farei diferença no tratamento seja de que forma for. Sonho viver num Concelho em que todos possam sem medo assumir publicamente aquilo que pensam. Sonho tratar todos os cidadãos por igual. Não estou sozinho. A candidatura só faz sentido porque tenho gente fantástica a trabalhar comigo. Este é um projeto coletivo de cidadania participativa que nos responsabiliza a todos. Quero abrir a gestão a todos, ouvir todos e trabalhar com todos.
Encerrou a sua intervenção, sob enorme salva de palmas, realçando que “sou um Homem livre. Eu não tenho que prestar contas aos interesses instalados de pessoas ou instituições. Eu sou um Homem livre e os únicos a quem tenho que prestar contas são os cidadãos do concelho Cantanhede! Quero contar com todos e com cada um de vós para ganhar estas eleições e transformar Cantanhede numa terra melhor. Viva o Concelho de Cantanhede”.
Comissão Política PS Cantanhede