segunda-feira, 17 de julho de 2017

Pedrógão, sempre/ Comandos: pais processam o Estado/ Governo contra PS no alojamento


P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Os venezuelanos desafiaram Nicolás Maduro. Por toda a Venezuela, e em 600 cidades do estrangeiro, 7 milhões de pessoas responderam este domingo ao desafio lançado pela oposição ao regime do Presidente Maduro, e participaram numa consulta popular promovida pela Assembleia Nacional para rejeitar a convocatória de uma assembleia constituinte que tenta perpetuar o projecto socialista bolivariano. A oposição já denunciou actos de violência, alegadamente provocados pelas milícias do regime.
Morreu Martin Landau, o único Béla Lugosi a ganhar um Óscar. Estrela da TV americana dos anos 1960, trabalhou no cinema com Mankiewicz, Hitchcock, Coppola ou Woody Allen. Com Tim Burton, ressuscitou a figura mítica de Lugosi em Ed Wood. Tinha 89 anos.
Morreu também George Romero, o cineasta do apocalipse zombie. O realizador de A Noite dos Mortos-Vivos e A Maldição dos Mortos-Vivos deixa uma marca indelével no género dos filmes de terror. Tinha 77 anos.
E agora o desporto, para lhe destacar um português: Tiago Monteiro consolidou neste domingo a liderança do Mundial de Carros de Turismo (WTCC), após as duas corridas em Termas de Río Hondo, na Argentina, sexta etapa do campeonato. Faltam agora quatro para chegar ao ambicionado título.
Título foi o que conseguiram três canoístas portugueses, no europeu da Bulgária deste fim-de-semana. E título, mais um, foi o que conseguiu Roger Federer em Wimbledon. Neste caso, faça-se a vénia: este Nadal já é único, conta o Pedro Keul. Rendido, o Miguel Esteves Cardoso põe os adjectivos.

Notícias do dia
Pedrógão. Foi há um mês a tragédia. Mas só agora começa a ser possível responder aos porquês. Foi por isso que o Tiago Luz Pedro investiu dias a fio a tentar fazer reconstituição dos factos que já conhecemos. Eis, portanto, como foram as horas do inferno, num trabalho incrível de infografia feito com o Francisco Lopes e Joaquim Guerreiro. Um mês depois, a Natália Faria voltou lá, ao sítio que nos fez todos chorar. E a reportagem começa assim: "Estamos em Mó Grande, uma aldeia na fronteira entre Pedrógão e Figueiró dos Vinhos. O caminho que fizemos para cá chegar implicou passarmos por quilómetros e quilómetros de terra queimada, numa monotonia enjoativa quebrada só aqui e ali pelos primeiros fetos verdes que começam a despontar das cinzas.Para a ler, é só continuar por aqui. Mas há outra homenagem que vale mesmo a pena ver: quase 200 fotografias para os bombeiros de Castanheira de Pêra. Para mim, são todos heróis - uns e outros.
Com um outro fogo a assustar-nos a todos, em Alijó (onde houve aldeias evacuadas), nem a distância manteve Marcelo afastado. Em visita oficial ao México, o Presidente ligou ao autarca para saber como tudo estava. E não se esqueceu de lembrar Pedrógão. Mas Marcelo não quis comentar uma coincidência entre Pedrógão e Alijó: também aqui o SIRESP falhou.
Outra notícia, na nossa primeira páginaos pais das vítimas dos Comandos decidiram processar o EstadoE pedem indemnizações de 650 mil euros, conta a Ana Dias Cordeiro.
A nossa manchete de hoje é sobre um recuo: o Governo matou o projecto-lei do PS sobre arrendamento a turistas. A ideia de exigir um ok ao condomínio nem vai ter direito a agendamento e a nova secretária de Estado tem licença para começar tudo do zero, explica a São José Almeida.
Já agora, mais uma notícia do PÚBLICO (esta a merecer um alerta):a Administração Central esconde 85% das suas compras públicas. Explico melhor: dos quase 16 mil milhões de euros gastos pela administração central do Estado nos últimos três anos em aquisição de bens e serviços, apenas 15% estão registados no portal BASE. Alguém falou em transparência? E, já agora, atenção às autarquias (o ano é muito propício a riscos, como se vê).
De ontem vem este outro alerta, via Manuel Carvalho: um gasoduto da REN ameaça a paisagem do Alto Douro VinhateiroNuma zona proposta para zona protegida pela UNESCO.
Se esteve desligado no fim-de-semana, há mais algumas notícias que lhe queria recordar:
Sobre a compra da TVI, o líder da Altice cita Sinatra: "Quem resolve em Nova Iorque resolve em Portugal" (mote para o Pedro Ferreira Esteves fazer a síntese da operação); enquanto o Governo quer manter direcção da ERC até à compra da TVI(para não ser acusado de interferência); há ainda este guia sobre o negócio; e estesfactos e interrogações em torno do projecto português da Altice.
Sobre o caso da Cova da Moura, foi ao PÚBLICO que dois dos seis jovens deram a sua primeira entrevista pública, depois dos 18 polícias da esquadra que os deteve terem sido acusados de tortura e racismo. Criticaram os partidos políticos e o Alto Comissariado para a Imigração. E mostraram-se muito cépticos sobre o fim do processo. O trabalho é da Joana Gorjão-Henriques.
Por fim, sobre a remodelação, fica ainda este texto da São José Almeida que explica, como nenhum outro, as verdadeiras razões para a saída de Margarida Marques, a amiga de António Costa que estava nos Assuntos Europeus. 

Agenda do dia
  • Londres e Bruxelas entram na 2ª fase do divórcio, com as negociações concentradas em três prioridades: direitos dos cidadãos, contribuições financeiras e fronteiras. Haverá lágrimas? - pergunta, e bem, o João Ruela Ribeiro;
  • A Índia prepara-se para ter o primeiro Presidente nacionalista hindu, que vai ser hoje nomeado pelo principal grupo nacionalista hindu;
  • Por cá,  arranca mais uma emissão de títulos de dívida pública destinada a investidores do retalho. O Tesouro disponibiliza 500 milhões de euros em Obrigações do Tesouro de Rendimento variável (OTRV);
  • O Presidente Marcelo continuará a visita oficial ao México, de onde só regressa na quarta-feira.

Textos onde parar

1. O caos não é um abismo, é uma escada – A Guerra dos Tronos regressa agora. “O primeiro blockbuster televisivo global” pôs mais de um milhão de pessoas a verem o gelo derreter na Internet – e as eleições coreanas a voarem em dragões. Como se faz e para onde vai nesta sétima temporada, que se estreia hoje em Portugal? Para explicar o inexplicável, é com a Joana Amaral Cardoso.
2. Iranianas tiram o véu nos seus carros e isso é crime, dizem as autoridades. A cena repete-se sempre que chega o Verão e as temperaturas aquecem. Milhares de iranianas passam a usar aquilo que se convencionou chamar “mau hijab” – o obrigatório lenço islâmico que cobre os cabelos usado de forma solta, a deixar ver mais ou menos madeixas. A “polícia da moralidade” multa ou chega a deter muitas e o Presidente iraniano, o moderado Hassan Rohani, volta a defender que “o trabalho da polícia não é fazer respeitar o islão”. Este ano, há uma nova polémica, com um número crescente de iranianas a recusarem usar hijab enquanto conduzem. A Sofia Lorena conta-nos tudo.
3. "Qual é a sua linha vermelha para trabalhar com Trump?" Há seis meses no poder, Donald Trump surpreendeu em várias frentes. Uma delas foi não ter virado contra si nenhum congressista ou senador. No Partido Republicano, só está contra Trump quem já era contra. A Bárbara Reis fez a capa do P2, que começa numa sequência que parece indicar uma espiral imparável e sem ponto de retorno. Será mesmo?
4. Em equipa que ganha, o presidente não sai. São sete os presidentes de clubes do primeiro escalão que já ultrapassaram uma década no exercício da função. Pinto da Costa, Carlos Pereira e Rodrigo Nunes comandam o pelotão. O raio-x desportivo foi feito, aqui, pelo Paulo Curado, com um pequeno texto que nos permite fazer comparações: eis os “Pinto da Costa” do Real Madrid, Barcelona e Bayern Munique.

Só para um minuto...

... para lhe contar que Sting encontrou no Porto “o restaurante mais bonito do mundo”. O cantor inglês foi uma das estrelas em palco no festival Marés Vivas, em Gaia. Mas, ao contrário de outros, fez apenas um pedido: chegar na véspera, para poder visitar o Porto. E depois deu com isto (e apaixonou-se).
E se ficasse por mais tempo, mais apaixonado ficava. Porque Portugal e os passadiços, são amor à primeira vista, por exemplo. A Andreia Marques Pereira aventurou-se por uma série de reportagens, começando pelos passadiços do Paiva. No Fugas, claro.
A pé ou de transportes, para a praia ou para o trabalho, é hora de começar o dia. Esteja onde estiver, o que lhe desejo é o mesmo: que tenha um dia feliz. Quanto às notícias, basta passar por nós, aqui mesmo. Estaremos sempre à sua espera, de braços abertos.
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário