segunda-feira, 17 de julho de 2017

PRECONCEITO | Autárquicas, candidato caceteiro contra ciganos

André Ventura fez declarações polémicas

Carlos Narciso | Portugal Alerta!

O candidato em Loures do PSD/CDS parece estar a utilizar uma táctica caceteira para atrair atenções e, eventualmente, captar votos na tentativa de não ter resultados eleitorais mínimos, como indicam as expectativas eleitorais para o concelho.

André Ventura resolveu falar sobre direitos de cidadania das minorias étnicas, considerando que há “minorias que acham que estão acima da lei”, referindo-se, em especial, ao que acontece no concelho de Loures no que aos elementos da etnia cigana diz respeito.

Essas declarações foram disseminadas pela Internet e cedo surgiram reacções de rejeição às palavras de Ventura. O Bloco de Esquerda acusa André Ventura de ter feito um “ataque vil, gratuito e preconceituoso para com as pessoas de etnia cigana”.

O candidato do PSD/CDS garante que nunca se irá retratar das declarações que proferiu.

O Bloco de Esquerda, na pessoa do seu candidato à Câmara Municipal de Loures, Fabian Figueiredo, apresentou, uma queixa à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial contra André Ventura por considerar que as declarações de Ventura são puníveis pelo Código Penal Português.

Além disso, acusa o Bloco, “lamentavelmente, André Ventura não só difama (ou insulta)” como, pode ler-se no comunicado enviado às redacções, “incita explicitamente à discriminação destas pessoas, chegando até a usar de uma ameaça velada”.

André Ventura considera “estranho” o facto de “ser um partido de Esquerda, que se diz tão defensor dos ideais revolucionários e da liberdade de expressão, a fazer uma queixa precisamente contra a liberdade de expressão”.

Para rematar, o professor universitário de Direito, cuja candidatura foi publicamente apresentada na noite desta quinta-feira, contando com a presença de Pedro Passos Coelho, adianta que vai reagir nas respectivas instituições para se defender da queixa apresentada pelo Bloco de Esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário