segunda-feira, 14 de agosto de 2017

360º- Seis formas para evitar pagar comissões na CGD, um século de cocaína em Portugal, duas entrevistas imperdíveis, e o pior ( e melhor) de Ronaldo

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Donald Trump está outra vez sob uma chuva de críticas, agora por causa do grave incidente durante a marcha de 6 mil supremacistas brancos, em Charlottesville, no estado de Virgínia. O presidente americano é acusado de não se ter demarcado o suficiente dos extremistas de extrema (foi a sua filha Ivanka que acabou por o fazer) e a polémica não pára de crescer. Até porque Obama aproveitou para reaparecer na cena política, usando um frase de Nélson Mandela, que se tornou viral na net. A marcha começou com confrontos e acabou com um carro a avançar contra um grupo de protesto, fazendo um morto e vários feridos. Ao volante ia um jovem neonazi de 20 anos, James Alex Fields, que foi detido.

Por cá, o país esteve literalmente a arder durante o fim de semana. Houve um recorde de incêndios na sexta. E um novorecorde no sábado. O governo accionou o mecanismo europeu de Proteção Civil: o balanço possível a esta hora em que ainda lavram 10 grandes fogos, é de 45 feridos e de 102 pessoas retiradas de casa e seis planos de emergência municipais ativados. Em Vila de Rei, Santarém e Abrantes estão as situações mais preocupantes, segundo Patrícia Gaspar, a espia da Marinha que agora dá voz à Proteção Civil.

As contas nacionais do terceiro trimestre do ano vão ser conhecidas daqui a pouco e devem revelar o maior crescimento da economia desde o início do século.Marques Mendes antecipou os números no seu comentário na SIC, falando numa subida do PIB superior a 3%.

Dos jornais da manhã, destaque para os problemas com falta de agentes na Polícia Judiciária. Segundo o JN, pelo menos 120 investigadores deverão sair do ativo nos próximos meses para fazer cursos de formação para acederem a categorias superiores. O Dinheiro Vivo (DN/JN), dá conta de uma subida de 30% na venda de casas, adiantando que muitas já são pagas a pronto, enquanto o Público faz contas às poupanças das famílias com os bancos de trocas de manuais escolares.

Em Espanha, Ronaldo arrisca um castigo que pode ir até 12 jogos. O jogador português foi expulso e empurrou depois o árbitro, num gesto que está a correr mundo. Foi o pior Ronaldo que apenas dois minutos antes tinha marcado um golaço (e que golaço!) em Camp Nou, na vitória do Real Madrid sobre o Barcelona na primeira mão da Supertaça. (já volto ao resto do futebol).

Outra informação importante 

A Caixa Geral de Depósitos vai aumentar as comissões cobradas aos clientes. Se não fizer nada, pode ter de pagar 61,80 euros por ano a partir de setembro só pela manutenção da conta. Mas há seis métodos para pagar menos. O David Almas explica.

O PSD fez a rentrée política no Pontal, com Passos Coelho a garantir que o partido está preparado para o futuro e a avisar que não pensa numa demissão pós-autárquicas. Passos explicou ainda que não se junta à festa do Governo (a dos bons números na economia e no emprego) porqueé preciso "reformar" e não "geringonçar". Ficou o sound byte.

Do lado do Governo, o tema incêndios dominou o discurso políticoAntónio Costa culpou a antiga PT (atual Altice e seu último grande alvo) de todos os falhanços do SIRESP em Pedrógão Grande (mas não falou em renegociações de contrato); já Capoulas Santos, o ministro da Agricultura, voltou aos tempos da monarquia para dizer que fez "a maior revolução que a floresta conheceu desde os tempos de D. Dinis".

Em Alfama, na zona histórica de Lisboa, a explosão provocada por uma fuga de gás num prédio fez seis feridos, dois deles em estado grave.

Da Venezuela, veio mais uma ameaça para Trump."Tomaríamos a Casa Branca, sr. Trump", disse o filho do presidente venezuelano Nicolás Maduro depois do presidente americano ter admitido uma intervenção militar no país. O vice americano, Mike Pence, já reagiu, dizendo que "uma ditadura é inaceitável".


Nos homens, o campeão masculino dos 50 km marcha também falou portuguêso francês Yohann Diniz é neto de portugueses de Mirandela e não os esqueceu na hora de festejar.


Mas Portugal teve também este domingo um campeão europeu de maratona BTTTiago Ferreira foi primeiro em Split e fez o quarto pódio consecutivo em grandes competições internacionais.

Volto ao futebol, começando pelo FC Porto que voltou a ter Aboubakar para vencer o Tondela. Na crónica do jogo, o Tiago Palma explica porque não falha este avançado que já se tornou um amuleto. Para fechar a jornada, falta o jogo desta noite do Benfica em Chaves. Em França, Neymar estreou-se pelo PSG com um golo e uma exibição de encher o olho, e em Inglaterra o Manchester de Mourinho já lidera.

Os nossos especiais

O consumo de cocaína está novamente a crescer em Portugal. A Tânia Pereirinha fez uma viagem dos dias de hoje para o passado, e conta como a droga eleita para festas de sexo, comemorações futebolísticas e discotecas chegou ao nosso país há um século, graças à francesa Charlotte, que tinha olho para o negócio nos primeiros clubs.

Joana Astolfi é atualmente uma das mais reconhecidas arquitectas (e artista e designer) portuguesas. Na entrevista de vida ao Mauro Gonçalves, ela conta o seu percurso até ao sucesso: "Até há cincos anos, fui tesa. Contava moedas castanhas".
 
A nossa opinião

  • Alexandre Homem Cristo escreve sobre a desresponsabilização política em Pedrógão: "Desde o incêndio de Pedrógão Grande, já houve cinco versões dos acontecimentos. Uma certeza prevalece: o governo tudo fará para se descartar de responsabilidades, tanto operacionais como políticas".
  • Helena Matos escreve sobre a "Ditadura da juventude": "Tudo é discriminação à excepção do afastamento por idade. Bali Padda foi afastado porque tem 61 anos. E ninguém se indignou. Patrões e sindicatos fazem da exclusão dos não jovens um sinal de sucesso".
  • João Marques de Almeida escreve sobre o "PS e ameaça de Sócrates à democracia""Os ataques de Costa à PT, depois da compra da Media Capital (é importante sublinhar) e os comentários de Ferro Rodrigues sobre a justiça são sinais de que os velhos vícios não desapareceram".
  • Alberto Gonçalves escreve sobre a xenofobia contra o turismo: "O turismo, escusado dizer, é hoje a actividade mais desprezível ao alcance do ser humano, uns degraus abaixo do abuso de velhinhas e da participação voluntária no “Prós e Contras”.
Notícias surpreendentes
Uma entrevista impressionante: a Paulo Bragança, o fadista rebelde de voz única que voltou a Portugal em abril e aos palcos no Bons Sons este domingo. Ao Bruno Horta, ele fala da infância, do passado, das drogas e da ausência: "Durante seis anos, nem a família sabia onde eu estava".

Uma história bonita: a dos polvinhos que abraçam prematuros: nasceram na Dinamarca em 2013, chegaram a Portugal este ano, mas os pequenos bonecos de crochet já abraçaram mais de 200 bebés que nasceram antes do tempo.

Um grande conselho da equipa do auto, se esta semana vai ou volta de fériasnunca viaje com os pés no tablier do carro. E se tem dúvidas, veja porquê.

Uma bela fotogaleria: a do calendário mais famoso do mundo que deixou a nudez de lado pelos vistos para sempre. Este ano a Pirelli inspirou-se no imaginário de Tim Burton e de Alice no País das Maravilhas e escolheu só modelos e atores negros para posar para os meses de 2018. Os bastidores já estão disponíveis e para avivar a memória ficam também as 15 fotos mais icónicas dos tempos em que a pouca roupa era a norma.

Entre os números da economia nacional e uma decisão judicial sobre a candidatura autárquica de Isaltino Morais em Oeiras, o dia vai ser farto em notícias. Passe pelo Observador para ficar informado de tudo

Boa segunda-feira, bom feriado e até quarta
a9932316-dfb0-4f1b-86c6-23f175ba1607.png
AUTÁRQUICAS 2017
O seu presidente de câmara fez alguma promessa que não cumpriu? Preencha o formulário para os jornalistas do Observador investigarem.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário