segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Eu, Psicóloga: Ser pai.




Engravidar uma fêmea, até um animal faz instintivamente. Mas ser pai, já é outra história.

Ser pai é promover os valores que lhe é possível praticar, para que ele os siga de forma segura; é ter a coragem de se mostrar falível, para ele entender que não importa perder batalhas, desde que se tenha certeza da vitória; é usar a sabedoria com autoridade nos momentos de incertezas, para ele desejar profundamente saber sempre mais; e também usar a experiência apenas como uma fonte de consulta, para ele entender o que é o amor; ser pai é ter uma razão para viver quando todas as outras parecem desvanecer, ser pai é educar para a vida... ser pai é conduzir seu filho a mergulhar de cabeça nos sonhos que ele acredita, não nos seus.

O compromisso de ser pai envolve muito mais do que comprar presentes, ser um pai presente é muito mais do que levar os filhos para passear no fim de semana, ser um bom pai é muito mais do que abraçar um filho, ser um pai que ama é muito mais do que estar presente. 
Ser pai vai além de pagar alimentos, postar fotos em redes sociais e diversões.

Ser pai é estar presente diariamente, orientando, ensinando, participando e acima de tudo dando-lhe a visão que a vida pode ser bela mediante as suas escolhas. Ser pai é algo especial, é ser mestre e ao mesmo tempo aprendiz, é ser exemplo e também aprender com próprios os erros. Na estrada da vida, o pai está sempre ao lado dos seus filhos, e a cada pedacinho de sua caminhada o incentiva e ajuda a superar obstáculos sendo caminho, e ao mesmo tempo condutor.

Ser pai é colocar o seu filho acima de todas as coisas e perceber que a vida dele será o reflexo daquilo que você demonstrou com as suas atitudes.

Ser pai é amá-lo, protege-lo e jamais abandoná-lo nas crises existenciais e escolhas erradas que fizeste para a sua vida. Ser pai é muito mais do que dar ordens e ser uma carteira ambulante, sei pai é moldar honra e caráter.

Em fim, ser pai é ser herói, ser forte, ser digno, honrado e, mesmo com o peso do fracasso nas costas, mostrar aos seus filhos que diante das adversidades da sua vida, existe um refúgio, um porto seguro, que é o seu abraço!


Debora Oliveira
Psicóloga Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário