sexta-feira, 22 de setembro de 2017

360º - Como é que está a guerra dentro do PSD? E ainda: Kim ameaça com teste de bomba H; e por que caíram grandes projectos de interesse nacional

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O pingue-pongue retórico entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte está cada vez mais perigoso. Depois do discurso de Trump na ONU, onde ameaçava destruir totalmente Pyongyang, Kim Jong-un veio agora dizer que o Presidente americano está "mentalmente perturbado" e que "vai pagar caro" pelas suas palavras. Pouco depois, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte foi assustadoramente mais específico, afirmando que o regime poderia testar uma poderosa bomba de hidrogénio no Pacífico.

Afinal, "Frida Sofia" não está presa nos escombros provocados pelo terramoto no México. Aliás, não está presa e nunca esteve. Porque, simplesmente, "Frida Sofia" não existe. Depois de horas de transmissão em direto do resgate que supostamente estava a tentar salvar uma criança de 12 anos, percebeu-se que era tudo um engano ou uma fraude. Está ainda muito por explicar, até porque as informações sobre "Frida Sofia" tinham sido dadas pela Marinha.

Há 32 anos, aconteceu uma coisa semelhante, também na Cidade do México, na sequência de um sismo, com uma criança chamada “Monchito”, que nunca apareceu ou nunca existiu.

O furacão Maria passou por Porto Rico, onde fez 12 mortos, e pelo Haiti, onde fez três. Segue agora para as Bahamas.


Mais informação importante
O dia de ontem foi animado no PSD. Na aparência, o partido esteve a discutir as autárquicas; na realidade, esteve a discutir a liderança. Em Lisboa, Pedro Passos Coelho fez campanha com Teresa Leal Coelho e assegurou que "o PSD não está a lutar pela sua sobrevivência". No Porto, Rui Rio andou pelas ruas com Álvaro Almeida e deixou um aviso pouco subtil: "A partir do momento em que estiverem resolvidas as eleições autárquicas, outros temas se podem resolver". O que é que está em causa no PSD? A Rita Dinis, o Miguel Santos Carrapatoso e o Vítor Matos juntam as peças.

No Porto, temos duas sondagens completamente diferentes: o JN põe Rui Moreira (34%) em risco de perder a câmara, lado a lado com Manuel Pizarro (33%); o CM dá Moreira (39,9%) perto da maioria absoluta e longe de Pizarro (20,8%). Para o PSD, de que eu falava em cima, é indiferente uma ou outra, ambas as sondagens são péssimas: no JN, Álvaro Almeida tem 13% e no CM tem 11,8%.

Quem quer derrubar um presidente de câmara instalado tem sempre que se esforçar mais. Para perceber isso, basta olhar para André Ventura, Sónia Paixão, Fernando Seara, Gabriela Canavilhas ou Marco Almeida. O Rui Pedro Antunes e o Pedro Rainho foram estudar as estratégias deles.

O resto do dia de campanha foi assim:
  • Em Lisboa, Mário Centeno deu uma ajuda a Fernando Medina;
  • No Porto, Moreira falou sobre sustentabilidade e Pizarro sobre música;
  • Em Oeiras, Isaltino (de quem eu falo aqui) disse que o seu regresso vai fazer diminuir a abstenção.

O Governo apresentou ontem aos sindicatos cinco cenários para o descongelamento das carreiras na função pública. Todos implicam pagamentos faseados e demorarão entre dois e seis anos.

Um alto funcionário da Jerónimo Martins foi detido na Colômbia por suspeitas de corrupção. Detalhe interessante: o caso foi denunciado pela própria empresa.

Os advogados de José Sócrates apresentaram ontemmais um protesto contra o Ministério Público - recusam que se possam juntar à Operação Marquês factos que constam dos processos BES/GES e PT.

A PJ terá encontrado indícios de negligência no combate ao fogo em Pedrógão Grande. Segundo o CM (sem link disponível), há quatro entidades visadas: meios de socorro, Proteção Civil, GNR e Ascendi.

O Governo francês aprova esta sexta-feira o projeto de reforma da lei do trabalho defendida por Emmanuel Macron. Já há 200 manifestações convocadas.

As acusações de tráfico de droga chegaram à família do Presidente das Filipinas e Rodrigo Duterte foi claro (aliás, era difícil ter sido mais claro): "Já o tinha dito, a minha ordem é:se eu tenho filhos envolvidos com droga, matem-nos para que as pessoas não tenham nada a dizer".


Os nossos Especiais

São fábricas novas com tecnologia avançada promovidas por investidores estrangeiros - e foram consideradas projetos de interesse nacional. Mas caíram depois de receberem muitos milhões em apoios públicos. O que é que correu mal? A Ana Suspiro tenta responder.

Há eleições na Alemanha este domingo e, no Conversas à Quinta, José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto debatem como Angela Merkel se tornou num dos estadistas mais poderosos do mundo,


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "Porque é que as eleições na Alemanha são tão chatas?": "Apesar do seu peso e força, a Alemanha de Merkel é uma espécie de Suíça em ponto grande. Servirá sempre mais àqueles que precisam de um fantasma do que aos que dela esperem decisão e orientação".

Diana Soller escreve "Trump, Take 3": "O caminho apontado por Trump na ONU corresponde a uma uma nova experiência a “desocidentalização” do mundo – e logo com a assinatura do presidente do país que liderou, historicamente, o Ocidente".


Notícias surpreendentes

Em Fevereiro, Tony Carreira recusou pagar 45 mil eurospara encerrar o caso de plágio. O acordo, proposto pelo Ministério Público, implicava pagar 15 mil euros a uma instituição de solidariedade e 30 mil euros à empresa que o processou. Foi esta segunda parte que deixou o cantor furioso.

Estimulam o corpo e o cérebro e pode fazê-los com o seu bebé. São cinco exercícios recomendados por Margaret Sassé, especialista em desenvolvimento infantil, que acaba de lançar o livro Toca a Mexer.

Há uma nova loja temporária em Lisboa que junta 10 marcas de moda brasileiras que vão para além do pé na areia. O Mauro Gonçalves conta-lhe o que pode comprar na Casa Pau-Brasil até 12 de novembro.

É um dos fotógrafos mais conhecidos do mundo e persegue furacões pelos Estados Unidos, Mitch Dobrowner. Estas 25 fotos das maiores tempestades da Terra são de tirar o fôlego.

Já recuperou o fôlego? Então daqui a nada passe pelo Observador, estamos lá com todas as últimas notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário