sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Opinião: Portugal Perdeu um dos Melhores – Luís Rock

Assim de repente parece que o rapaz faleceu, mas está mais vivo que nunca!
Só me apetece dizer palavras feias que fossem capazes de mostrar a minha verdadeira revolta perante um país de “coninhas” (como se diz pelas minhas bandas) que deixa um profissional e um ser humano como tu ir embora para outro ponto geográfico.
Dizer que “Portugal Perdeu um dos Melhores” dá a sensação que foste para outro mundo a roçar o do além, mas não, foste para a Irlanda onde dão valor a profissionais como tu que como tantos outros Portugueses já trabalham em enfermagem nesse país há vários anos.
Mas tu não és um enfermeiro qualquer, és um dos melhores, aquele que nunca desiste de continuar a formar-se, de provar que há caminhos na emergência médica que precisam de ser melhorados, que há caminhos de futuro a traçar na emergência médica nos Bombeiros, que isto de ser Bombeiro já não é só uma vontade é um conjunto de competências e acima de tudo que a transparência dos processos e dos princípios pelos quais se devem reger as organizações são uma prioridade.
Tu não és só mais um enfermeiro que vai para fora, és também um formador da Escola Nacional de Bombeiros com valências enormes na formação, és um enfermeiro de suporte imediato de vida que já deixou a sua assinatura em muitos momentos de aflição de salvação de vidas, és um elemento de comando com uma postura tão retilínea que incomodou os cães que ladravam na praça, és um bombeiro com imensos anos de experiência, és um profissional nato, um ser que não diz que não a nada que seja em benefício da sociedade e do todo, és um homem sem papas na língua que disse e diz muitas verdades inconvenientes dos poderes instalados, és… és infelizmente uma perda de valor incalculável do ponto de vista profissional, do voluntariado no mundo dos Bombeiros e da Proteção Civil e acima de tudo da amizade que tenho por ti como talvez mais de metade dos Bombeiros de Portugal que te conhecem têm.
Lamento que a tua frontalidade nunca tenha permitido que recebesses um convite para um lugar onde a tua competência é uma mais valia para todos nós, lamento que o fato de não teres uma cor partidária te afaste dos palcos onde tu tanto brilhas, lamento que por teres lutado pela verdade ninguém te possa profissionalmente dar o devido valor. Lamento por teres posto tanta vez a tua integridade em causa por denunciares os esquemas deste país. Lamento que a administração do INEM te deixe ir embora sem um “adeus” merecido a quem ajudou a erguer aquele instituto.
A tua frontalidade incomoda muita gente mas a mim meu amigo: manda vir! O país precisa de gente como tu, mesmo agora que decidiste abraçar uma aventura fora de um país que não te deu o devido valor.
Perdemos todos! Perdeu a população que serves, o país que te viu nascer, a família e os amigos que se privam da tua presença.
Lamento e peço desculpa por estes “coninhas” de Portugal.
Desejo-te a maior das sortes! Podia fazê-lo em privado mas faço questão que a tua saída incomode os incompetentes deste país que tanta vez te quiseram ver pelas costas.
Um abraço de amizade de um até já, um dia quando Portugal te quiser de volta, apesar do teu orgulho te dizer para não aceitar lembra-te: estes “coninhas” precisam de ti!
Deste teu amigo,
Ricardo Correia – ricardo@bps.com.pt
Fonte: BPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário