domingo, 10 de setembro de 2017

JOÃO GIL: “Não trabalhamos para as redes sociais, mas para os problemas reais…”

Flor Santos foi a apresentadora da candidatura de João Gil à Presidência da Junta de Freguesia da Praia de Mira nas eleições autárquicas que decorrerão primeiro dia do mês de Outubro.
Com uma plateia entusiasta, foram apresentados muitos dos que concorrem pela lista do PSD para aquela Freguesia e aconteceram os discursos da tarde em prol de uma candidatura que pretende desalojar o atual Presidente do cargo para o qual este se recandidata.
João Cupido, Mário Maduro, Luísa Fernandes (mandatária da candidatura), Raul Almeida e a própria Flor Santos foram unânimes em destacar a "qualidade humana" de João Gil, sendo ressaltado pela cantora que este é "um chato no bom sentido, já que telefona constantemente à Câmara Municipal a solicitar algo para a Freguesia e para os "zuas", entretanto... sem nunca pedir nada para si próprio!". 
"amor pela Freguesia e pelas suas causas"  foi o mote para uma tarde de apresentações, de definições do "rumo que a Praia de Mira deve levar" e também, de algumas poucas mensagens enviadas ao atual Executivo da localidade.
Flor Santos, antes de mais, quis deixar claro a sua posição, afirmando peremptoriamente não ser "uma vira-casacas, como já fui definida por alguns... o que aconteceu foi que, há quatro anos, descobri através de Raul Almeida o "ser humano" que há por detrás do político". Indo além, deixou a certeza de que "a Praia de Mira tem evoluído muitos nestes últimos tempos, e isso se deve a Raul Almeida, pois sem ele seria impossível chegarmos até onde já chegamos".
João Cupido, mandatário da Campanha de Raul Almeida, centrou seu discurso na convicção de que é "fundamental uma coordenação perfeita entre a Presidência da Junta e a Câmara Municipal". Fez questão, também, de afirmar que "a Praia de Mira é a sala de visitas do Concelho e esta teria muito a ganhar se tivesse à sua frente, um elemento da social-democracia... neste caso, o João Gil"
Mário Maduro admitiu "ser impensável, há alguns anos, vermos esta moldura humana que vemos hoje, na Praia de Mira. Porquê? Pelo facto de que naquele tempo haver um "clubismo" enorme nesta terra... mas, hoje não é assim!". Virando-se para João Gil, o candidato à Presidência da Assembleia Municipal pediu que "como na fábula da cigarra e da formiga, que o nosso candidato seja a formiga, que trabalhe sempre em prol da Praia e da Barra com o mesmo afinco e com a mesma capacidade que todos lhe reconhecemos!".
A jovem Luísa Fernandes, para além de apresentar todos os candidatos, chamando-os para a frente, centrou suas palavras na convicção de que conhece "o João há muitos anos e sei que é uma pessoa séria e honesta... por isso aceitei de bom grado esta missão e por isso acredito muito nele!".
Chegou, então, a vez do candidato. Aplaudido a cada frase que encerrava no seu discurso prático e breve, o homem da tarde não deixou de dar algumas mensagens diretas e indiretas. Começou por agradecer às "muitas pessoas que trabalham nos bastidores desta nossa candidatura... elas não aparecem, mas são tão importantes como todos nós!".
João Gil afirmou "ter aceite de bom grado ao convite do meu amigo Raul Almeida, homem que tudo mudou no panorama de Mira, onde nada de relevante acontecia há alguns anos atrás!". Mais, afirmou que o autarca mirense "sabe o que pretende para desenvolvimento do Concelho e, penso que a Freguesia da Praia deve seguir esta mesma linha de atuação... a nossa terra não pode ir contra a corrente. Raul Almeida e sua equipa muito tem feito por Mira e pela Praia de Mira!".
Quanto a Praia em si, o candidato fez questão de garantir que "não trabalhamos para as redes sociais, mas para os problemas reais da localidade e das populações". Afirmando-se como conhecedor da realidade local, deixou a certeza de que não é político, "nem fui, nem nunca o serei... estou cá  apenas para contribuir para a minha terra". Bastante entusiasmado, o candidato, após a apresentação, disse ao Jornal Mira Online que tem "um sentimento bom em relação ao projeto. Tem existido uma recepção muito boa às nossas ideias e um excelente feed back por parte de todos. No fundo - garantiu o candidato - nós temos a convicção que podíamos fazer mais e melhor do que foi feito durante estes quatro anos...". 
Encerrando os discursos, foi a vez do edil mirense, Raul Almeida, usar das palavras. Começou por "agradecer a todos os que dão a cara pela nossa causa e também ao João GIl que, como disse - e bem - a Flor, é um verdadeiro chato... daqueles que leva um caderno com as reivindicações para a sua terra". 
"Ele é um homem com emoções - afirmou o Presidente da Câmara - que sente as "coisas" e isto é o que diferencia os políticos! Dou-vos como exemplo, ter recebido uma chamada do João Gil, uma vez - ao meio da noite - pois ele tinha ao seu lado um sem-abrigo que por aqui apareceu e estava a tentar solucionar o caso, tentando conseguir onde este pudesse ser alojado e que lhe pudessem ser dadas condições naquele momento... Este é o João Gil, alguém que tem um coração enorme e só quer que as pessoas estejam bem!".
Puxando dos galõesRaul Almeida falou de números e projetos concretizados. "as verbas para as Juntas de Freguesia cresceram 217% nos últimos anos. Aqui na Praia, por exemplo, passou-se de 13.000 euros em 2013 - ano de eleições - para 16.000 euros, em 2016, com critérios bem definidos, de forma concreta". 
De seguida deu "três exemplos de atuação na Praia de Mira". A primeira foi o prolongamento da marginal que foi uma obra estruturante e custou aos cofres do Município somente 40.000 euros! Podemos dizer, agora, que o desassoreamento da Barrinha é uma realidade, estando o início dos trabalhos programado para finais deste mês! Também podemos falar dos viveiros que, por conta de árduo trabalho - reconhecido pela própria oposição, bem como no caso da marginal, onde chamavam-me "louco", que não conseguiríamos - neste momento estamos em condições de negociar o contrato de cedência destes para o Município!". Bastante aplaudido, o autarca deixou a convicção de que reúne "as melhores condições para encontrar as soluções que o Município necessita" e pediu a todos "um voto de confiança no trabalho já realizado e naquele que ainda está por realizar".
Por fim, Raul Almeida, que garante ter "uma perspectiva de futuro", acabou por deixar um último slogan para sua campanha em terras que - bem sabe - não lhes são muito favoráveis: "podem ter a certeza de que não andamos aqui a brincar... andamos a trabalhar!".
Foi uma jornada mais para o PSD de Mira que pretende ganhar as localidades que já governa e acrescentar a elas, a emblemática Praia de Mira, através da candidatura de João Gil, conhecido e reconhecido cidadão da Freguesia. A esperança em baralhar as contas ao PS é legítima e advém, sobretudo - como disse o candidato à reportagem - "da grande aceitação que o projeto social democrata da terra tem recebido por parte da população". 
Como em todos os outros casos, somente ao meio da noite do dia 1 de Outubro se saberão os resultados. Até lá, a fé num resultado positivo, numa vitória por mais espremida que seja, farão parte do dia-a-dia do candidato e de quem o apoia. Até lá, o porta-a-porta e passa-a -palavra serão fundamentais para conquistar um voto ou até revertê-lo. E, todos o sabem: por um voto se ganha... por um voto se perde!
Francisco Ferra

Nenhum comentário:

Postar um comentário