domingo, 10 de setembro de 2017

Manhã de domingo: 44.914 entraram na universidade. Vê se és um deles

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
Desde 2010 que não havia tantos alunos colocados na 1ª fase de acesso ao ensino superior : 44.914. As engenharias subiram médias e Medicina baixou. Já só sobram 6.225 vagas.
Há mais alunos a optar pelos cursos técnicos superiores. Os politécnicos públicos estimam 6.817 novos alunos distribuídos por 664 cursos em 107 localidades.
Até 31 de agosto, 40.703 alunos pediram apoio social para tirar o curso. É o número mais alto dos últimos cinco anos. A grande novidade é renovação automática para quem já tinha bolsa antes.
O ministro do Ensino Superior considerou que os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso "mostram uma evolução favorável na trajetória de qualificar a população".
O Irma ganhou nova força ao aproximar-se do estado da Florida, durante a madrugada deste domingo. O seu impacto deve ser sentido com maior intensidade durante a manhã.
O número de mortos devido ao sismo que ocorreu na quinta-feira à noite no México passou para 90, divulgou a Proteção Civil de Oaxaca, referindo que 71 das mortes se registaram neste estado.
Um total de 941 operacionais, com o apoio de 308 meios terrestres, combatem dois grandes fogos no distrito de Castelo Branco, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Pelo menos cinco pessoas morreram devido ao temporal que, nas últimas horas, afetou o noroeste e o centro de Itália, nomeadamente as regiões de Ligúria e Toscana, informaram hoje os bombeiros.
Nos primeiros sete meses do ano, o número de inscrições na plataforma do Registo de Alojamento Local abrandou em Lisboa e aumentou no Porto face a 2016. Nova lei de registo poderá ter tido influência.
Este domingo joga-se a final masculina do US Open, mas os equipamentos desenhados por Pharrell Williams lembraram a força estética do ténis: da Adidas a Lacoste, Fred Perry e Wes Anderson.
Os rebeldes rohingya declararam uma trégua de um mês para permitir a entrada de ajuda humanitária no estado birmanês de Rakhine, onde operações do exército causaram centenas de mortos. 
Opinião

João Marques de Almeida
Será uma questão de tempo até as esquerdas começarem a atacar Marcelo por ser um Presidente de direita. E, nessa altura, as direitas terão que o defender, apesar das divergências actuais.

Manuel Villaverde Cabral
Pessoas com rendimentos tão baixos que nem são taxados tendem a constituir um eleitorado facilmente capturado pelo Estado, ou seja, o governo do dia!

Alberto Gonçalves
Ignoro se algum canal de televisão ou jornal diário já recebe remunerações governamentais. Se não recebem, parece, e acho sinceramente que quase todos mereciam recebê-las, à peça ou por atacado.

Rui Ramos
O aumento da dívida pública é grave, mas talvez a cínica divisão dos portugueses em grupos de interesse e em "raças" opostas ainda venha a ser reconhecida como a mais nefasta herança deste governo. 

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Queira Deus que a vida infeliz de Diana e a sua tristíssima morte tenham desmentido, de uma vez por todas, o disparatado conto da menina que, por casar com um príncipe, é muito feliz para sempre. 

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário