sexta-feira, 20 de outubro de 2017

360º - "Cavámos um buraco para podermos respirar": o testemunho de um bombeiro que combateu o fogo em Leiria. E ainda: outro roubo num campo militar

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil demitiu-se. A nomeação de Joaquim Leitão, muito próximo de António Costa, foi controversa desde o início, com um parecer negativo do Conselho Superior de Oficiais do Exército. A sua atuação foi criticada no relatório da Comissão Técnica Independente sobre Pedrógão Grande. Jaime Marta Soares, presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, elogiou a decisão.

Entretanto, surgiu mais um alerta: as temperaturas de 30 graus voltam no domingo - e o risco de incêndio também.

Com o número de mortos a chegar aos 43, há uma polémica que regressa: porque é que não é divulgada uma lista oficial de quem morreu? A Marlene Carriço falou com as várias entidades oficiais e toda a gente chutou para o lado.

O Presidente da República esteve numa das zonas mais afectadas pelo fogo e repetiu de novo que é preciso tomar decisões e não esquecer as pessoas que sofreram com a tragédia.

O PCP também critica António Costa. Jerónimo de Sousa diz que "o Governo ficou mal na fotografia" no caso dos fogos, em entrevista à Antena 1.

O  cadastro simplificado da floresta arranca já no próximo dia 1 de novembro com um projecto-piloto, escreve o DN.

Os repórteres do Observador também estiveram (e ainda estão) no terreno e enviaram novos trabalhos que nos fazem pensar:

  • "Cavámos um buraco para podermos respirar". É um relato na primeira pessoa que nos deixa impressionados. Um bombeiro que esteve nos incêndios na zona de Leiria contou à Marta Leite Ferreira o que viu e sentiu nas horas mais duras do combate;
  • Vitória nasceu há apenas um mês e meio e foi dada como oficialmente morta. Tudo aconteceu por causa de uma confusão com o nome dos avós, que levou a que as autoridades, nas horas de grande tensão por causa dos fogos, anunciassem o pior. O Pedro Raínho encontrou-a tranquila ao colo da mãe;
  • Dias depois da tragédia, voltámos ao Pinhal de Leiria com o homem que em agosto avisou da possibilidade de uma catástrofe, sem que alguém o ouvisse. Gabriel Roldão fala dos problemas orçamentais e é direto: “O Pinhal de Leiria já está morto há 12 anos”.


Mais informação importante
Afinal, não é só em Tancos que é fácil furtar material militar. Pouco antes do assalto que abalou o ministro da Defesa, tinha sido descoberto outro roubo, desta vez no Campo Militar de Santa Margarida. Um grupo de ladrões entrou lá e levou cinco toneladas de peças furtadas de um carro de combate. O material foi encontrado numa sucata na Chamusca.

Já há reações a esta notícia do Observador. Marco António Costa, do PSD, presidente da comissão de Defesa, queixa-se de "obstáculos" ao Parlamento. E João Rebelo, do CDS, diz que o Ministro da Defesa ou o Exército omitiram informação.

A PJ fez ontem várias buscas por causa do chamado "caso dos emails": a polícia terá estado no estádio da Luz e nas casas do presidente do clube, Luís Filipe Vieira, e do comentador Pedro Guerra. Paulo Gonçalves, braço-direito de Vieira e advogado, foi constituído arguido por razões técnicas.

Carlos Santos Silva terá pago despesas em Paris do filho de Pedro Silva Pereira (o braço-direito de Sócrates no Governo) e serviços fictícios à mulher. Vários ex-ministros e ex-assessores de Sócrates também foram investigados. Mas foi tudo arquivado pelo Ministério Público. O Luís Rosa explica porquê.

Pedro Santana Lopes apresenta este domingo a sua candidatura à liderança do PSD e ontem ganhou mais um apoioo de Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, vice-presidente do PSD e coordenador autárquico do partido.

O Parlamento discute esta sexta-feira o direito a desligar do trabalho. O PS mantém exceções mas aumenta penalizações aos patrões, para agradar ao PCP e ao BE.

Já são conhecidos mais detalhes sobre a posição da ERC em relação ao caso da compra da Media Capital pela Altice. Os serviços do regulador alertaram para a possibilidade de, com o negócio, passar a existir um poder de influência com capacidade para estrangular outros grupos.

O BPI lucrou 312 milhões de euros, em termos recorrentes, nos primeiros nove meses do ano, uma subida de 71%. O presidente do banco assegura que a saída do Caixabank da Catalunha não terá qualquer impacto para o BPI.

Na quarta ronda da Taça de Portugal, os três grandes jogam em casa: o V. Setúbal vai à Luz, o Portimonense joga no Dragão e o Famalicão desloca-se a Alvalade.


Os nossos Especiais

Será que o líder chinês já é o homem mais poderoso do mundo? No Conversas à Quinta desta semana, José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto debatem o papel de Xi Jinping.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre os fogos e sobre "0 governo da desistência nacional": "Houve quem tivesse notado que nenhum outro Presidente da República fora tão duro desde o general Eanes. Mas o ponto é que também nunca um chefe de governo foi tão frouxo na sua resposta ao Presidente".

João Pires da Cruz escreve "Do Nobel, da racionalidade e da moralidade": "O ecossistema que usa expressões como 'especuladores da economia de casino' ou 'fundos abutres' assenta num puritanismo antieconómico e em ideologias com 150 anos que há 149 que se sabe serem erradas".

Diana Soller escreve sobre "os pupilos de Gingrich": "Que o percurso de Newt Gingrich nos sirva de lição para que não se cometam erros que se mascaram de vitórias no imediato, mas podem ter consequências importantes no médio-longo prazo".


Notícias surpreendentes

Sara Sampaio vai processar a revista francesa Lui por ter publicado fotografias em que aparece nua contra a sua vontade. A modelo denuncia a pressão que sentiu durante a sessão fotográfica.

No primeiro dia de desfiles, o Portugal Fashion deu espaço aos jovens designers. O Mauro Gonçalves conta o que viu e mostramos as fotos.

O caso Harvey Weinstein está a obrigar a confissões inesperadas. O realizador Quentin Tarantino disse ao New York Times que "sabia há décadas" das práticas do produtor e que tem remorsos por não ter assumido as suas responsabilidades.

Esta sexta feira é editado o primeiro álbum a solo de Ana Bacalhau, "Nome Próprio". O Observador revela em primeira mão um mini-documentário que recorda a gravação das canções.

Se já está a preparar-se para o fim de semana, saiba que vamos estar sempre aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário