sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Biblioteca Municipal coloca mais de 2800 livros a circular para a leitura em família



A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha tem atualmente 2825 livros a circular, em regime de itinerância, pelos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico no âmbito do projeto “Ler+ em Família”. Em relação ao ano letivo passado, são mais 240 livros ao dispor das cerca de 1400 crianças da rede pública, privada e solidária do Concelho.

 O projeto “Ler+ em Família” é uma iniciativa do Programa Municipal de Educação que visa promover a leitura em espaço familiar, de acordo com o premissa, explicitada no Plano Nacional de Leitura (PNL), de que “os pais, avós, tios ou padrinhos desempenham um papel importante se lerem em voz alta e se ajudarem as crianças a gostar de livros”.

No início do ano letivo, a Biblioteca Municipal entrega uma sacola (pré-escolar) ou baú (1.º Ciclo) com um conjunto de livros recomendados pelo PNL que podem ser requisitados pelas crianças para levarem para casa. Todos os trimestres, os livros são substituídos por outros títulos, mas o professor e educador podem pedir a permanência ou renovação de alguns livros se tal for pertinente. Podem ainda requisitar uma obra que não está contemplada no projeto para trabalhar determinada temática com os mais novos. O “Ler+ em Família” inclui 1152 títulos diferentes, a maioria com vários exemplares, perfazendo um total de 4034 obras alocadas ao projeto, mas 200 do que no ano passado.

  Em casa, os pais são aconselhados a ler com os filhos antes de se irem deitar e a ter alguns livros disponíveis nas várias divisões da casa, para que as crianças possam escolher o que lhes chama mais a atenção. Os encarregados de educação podem ainda inscrever, comodamente, os seus educandos na Biblioteca Municipal através das fichas de inscrição que acompanham os livros em itinerância.




Nenhum comentário:

Postar um comentário