Enquanto dormia...
... já houve marcha-atrás do Governo, mas ainda não houve acordo com os professores. À Fenprof de Mário Nogueira, durante a madrugada, o ministério terá admitido libertar dinheiro já em 2019 e não só depois de 2020, como se tinha mantido irredutível antes, nas reuniões com os outros sindicatos. Hoje há mais negociações para conseguir um desfecho. Mas entretanto, há também mais um problema: a GNR exige igualmente o "descongelamento" de carreiras.
Ou seja, é preciso arranjar dinheiro e a esquerda está a pressionar porque esta sexta é o dia limite para apresentar alterações ao Orçamento. Mário Centeno (que tem até dia 30 para decidir sé é candidato ao Eurogrupo), vai estar a partir das 10h00 no Parlamento (numa audição que seguiremos em directo) e explicar o que já mudou na proposta inicial. Sabe-se que o imposto da batata frita tem chumbo garantido, que a saúde não terá cativações, que o governo admite rever as portagens nas vias do interior e que deverá haver mais verbas para as autarquias.
Mais uma novidade: todas as esquadras da PSP e os postos da GNR vão ter gabinetes de atendimento às vítimas de violência doméstica no próximo ano, adianta o DN. Esta foi uma das propostas em que o BE chegou a acordo com o Governo.
Na Santa Casa, o PS ganhou a maioria. Com a saída de Santana Lopes, Edmundo Martinho foi promovido a provedor e Vieira da Silva nomeou para vice-provedor João Pedro Correia, que foi o seu chefe de gabinete até março.
Um homem continua barricado desde ontem à tarde num supermercado em Vila Nova de Poiares. Não há reféns, mas uma pessoa ficou ferida.
Morreu Totò Riina, o capo dei capi da máfia siciliana. Cumpria 26 anos de prisões perpétuas, mas mesmo a partir da cadeia continuava a dar ordens à organização criminosa. Pessoalmente matou 40 pessoas, no total dos pelo menos 150 assassínios que ordenou.
Nos Grammy Latinos, a noite foi 'Despacito'.
Noite que ficou também marcada pela apresentação do primeiro camião eléctrico da Tesla. Eis as novidades, e o primeiro vídeo.
Outra informação importante
Estamos mesmo a assistir a uma revolução em Angola? O investigador Jon Schubert, especialista em temas angolanos, diz que a reação dos angolanos à exoneração de Isabel dos Santos da Sonangol é "quase eufórica", mas refere que há interesses que "ainda não foram tocados". Por isso afirma, em entrevista ao João de Almeida Dias, que "ainda é muito cedo para falar de uma perestroika".
- Em Angola há de facto quem se divida sobre se João Lourenço está a dar sinais de uma "nova independência" ou se estamos apenas perante a substituição "de um bandido por outro". A Cátia Bruno recolheu os recados e compilou as demissões do novo presidente em 50 dias e ouviu o que os angolanos pensam dele.
- Isabel dos Santos despediu-se da Sonangol via Instagram. Disse que recebeu a empresa em situação "dramática" e que a "memória é curta". Ainda listou o legado que, segundo ela própria, deixou na petrolífera, desmentindo um relatório que falava em ineficiências e burocracia.
- Já João Lourenço esteve na posse da nova administração da Sonangol e pediu para que "cuidem bem da galinha dos ovos de ouro do país". Carlos Saturnino comprometeu-se a "utilizar, reativar e atualizar" o grupo.
- No Conversas à Quinta, José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto dedicaram uma parte do programa a debater o que se passa em Angola: ruptura ou evolução? O tema já tinha estado também sobre a mesa emoutubro.
Quanto ao golpe de Estado no Zimbabué, Robert Mugabe recusa deixar a presidência e quer acabar o mandato. Continua detido na sua casa, uma mansão de luxo com 25 quartos avaliada em 8,4 milhões de euros.
Os bispos portugueses estiveram reunidos em assembleia plenária. No final, D. Manuel Clemente defendeu a continuidade do 'padre pai' Giselo na vida sacerdotal se mantiver o celibato e desaconselhou a entrada de homossexuais nos seminários.
Na avalancha de casos de assédio sexual há mais uma acusação contra George W. Bush. É já a sétima mulher que acusa o ex-presidente dos EUA de a apalpar durante uma fotografia. Há também uma locutora a dizer que foi assediada pelo senador democrata Al Franken e um teatro londrino reuniu 20 acusações contra o actor Kevin Spacey.
O Sporting ganhou por 2-0 ao Famalicão na primeira mão da quarta eliminatória da Taça de Portugal. O jogo viveu da fama de Rui Costa, do proveito de Bruno e do show habitual de Patrício, diz o Bruno Roseiro na crónica. Patrício, que além de defender penáltis, se divide entre os filhos, os barcos e o ioga.
Mas o dia futebolístico vai seguramente ficar marcado pelo lançamento do livro do diretor de comunicação do FC Porto. Francisco J. Marques chamou-lhe "O Polvo Encarnado", para dispensar mais explicações. Há ainda uma entrevista de Ronaldo ao L'Equipe em o jogador que diz que quer tantos filhos como Botas de Ouro: sete!
Os nossos especiais
Duas entrevistas políticas para ler e anotar:
- João Oliveira, líder parlamentar do PCP, em conversa com a Rita Tavares e o Nuno André Martins, deixou avisos à execução orçamental e antecipou o fim do apoio ao Governo: Geringonça? "Dificilmente a história se repete".
- Simão Ribeiro, líder da JSD, anunciou na entrevista à Rita Dinis que vai apoiar Santana Lopes na corrida à liderança do PSD: porque o partido "precisa de um líder galvanizador".
O tema principal do Conversas à Quinta foi a Arábia Saudita. O que esconde o enigma do príncipe reformista é o que procuram descodificar José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto.
A nossa opinião
- Rui Ramos escreve sobre a política de distribuição de ganhos do Governo em “Chapa dada, chapa tirada”: "António Costa definiu esta semana a sua política como sendo de “chapa ganha, chapa distribuída”. O que não disse foi que muitas chapas distribuídas não são de facto chapas ganhas, mas chapas falsas".
Notícias surpreendentes
Hoje começa o LEFFEST 2017, que este ano se mudou do Estoril para Lisboa e Sintra. O Eurico de Barros pegou na programação do festival de cinema para sugerir dez filmes que não deve perder de vista.
"Salvator Mundi" tornou-se a mais cara obra de arte de sempre. Mas o que mostra o quadro perdido de Da Vinci que valeu 450 milhões? Há cinco pormenores que o tornam especial(também pode ver o vídeo).
Se calhar só os mais velhos (ou mais velhas) se lembram do creme Benâmor, que agora virou marca de culto. Pois bem, aos 92 anos a empresa portuguesa abriu uma nova loja, que tem muito mais que cremes bem a tempo do Natal.
E para quem já está a pensar nos presentes de Natal, duas outras sugestões bem diferentes: lingerie portuguesa e livros infantis.
Que tal acabar esta Newsletter a ver qual é mesmo o verdadeiro tamanho de Portugal (ou de outro qualquer país)? É que os mapas planos não nos dão as reais dimensões dos países, mas há um site que o faz. Pode ficar surpreendido.
Espero tê-lo cativado com esta perspectiva menos conhecida sobre a dimensão das coisas, deixando-o curioso para as muitas outras histórias que pode encontrar no Observador
Boa sexta-feira e bom fim de semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário