sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Albergaria-a-Velha assinala Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres com corrida e caminhada

O CLDS "Albergaria Integra'T", em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha e a Rede Local de Intervenção para a Violência Doméstica, dinamiza no dia 25 de novembro, às 17h00, a 1.ª Corrida/Caminhada pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia até ao dia 23.

 A iniciativa assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1999. Foi escolhido o dia 25 de novembro como forma de recordar o brutal assassinato das três irmãs Mirabal, ativistas políticas na República Dominicana, a mando do ditador Rafael Trujillo em 1960.

A corrida tem a extensão de dez quilómetros e a caminhada, de oito quilómetros. A partida é na Alameda 5 de Outubro e o percurso segue a Avenida Bernardino Máximo de Albuquerque até à Rotunda de Assilhó. A corrida prossegue até à zona do Intermarché enquanto as pessoas participantes na caminhada viram para a Escola Básica de Albergaria-a-Velha, continuando pela Escola Secundária, Rua do Vale, até à Urbanização das Laranjeiras. Virando à esquerda, regressam ao centro da cidade, passando pela Rua de Santo António e a Rua do Hospital em direção ao Colégio de Albergaria. Aqui viram para a rotunda das Oliveiras e voltam para a Alameda 5 de Outubro pela Rua de Santa Cruz e pelo Campinho. Na corrida, após uma volta pela zona do Intermarché, retorna-se ao percurso da caminhada.

 Todas as pessoas participantes recebem, como oferta, uma T-Shirt e pulseira refletora. Ao longo do percurso, serão realizadas várias dinâmicas de sensibilização para a questão da violência contra as mulheres, com a apresentação de alguns factos e números sobre esta problemática. As inscrições podem ser feitas através do endereço de correio eletrónico joana.pinto@cldsalbergaria.pt ou na Incubadora de Empresas.

A violência doméstica abarca vítimas de todas as condições e de todos os estratos sociais e económicos. Em Portugal, 85% das vítimas de violência doméstica são mulheres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário