sexta-feira, 17 de novembro de 2017

A revista que retrata o passado de Estarreja comemora 1 década: Volume 11 da “Terras do Antuã” é apresentado amanhã, às 16h

A Câmara Municipal de Estarreja apresenta este sábado, dia 18 de novembro de 2017, pelas 16h, nos Paços do Concelho, a 11ª edição da Revista Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja. A sessão tem entradas livres.

Conclui-se uma década a reunir histórias perdidas e memórias desconhecidas. Nos 10 primeiros números da Revista Terras do Antuã, recuperaram-se muitas histórias e factos ignorados, escritos em 2500 páginas, onde foram publicados 136 artigos e 1400 fotografias, com a participação de 74 autores.

As temáticas sucedem-se ao longo dos 10 números da revista cuja primeira edição aconteceu em 2007. Património naval, religioso ou cultural, famílias e personalidades marcantes, empresas e edifícios históricos, o incontornável Prémio Nobel da Medicina, Egas Moniz, ensino primário, coletividades centenárias, emigração desde finais do século XIX, a chegada da energia elétrica, invasões francesas, monarquia, Idade Média, revoltas populares… 

Os assuntos são diversificados e em comum têm um objetivo: perpetuar as memórias, preservar e valorizar o património, o passado e a história do município de Estarreja. Esta aventura tem permitido uma descoberta permanente que acentua a identidade local, além do legado que representa para as gerações futuras.

O volume número 11 terá na capa o edifício apalaçado onde hoje funciona a Biblioteca Municipal de Estarreja, outrora designada Casa dos Leites. Um notável exemplar arquitetónico de feição neoclássica, mandado construir por Joaquim Maria Leite e seu irmão (emigrantes no Brasil – Belém do Pará), no final do século XIX. A revista de 2017 contém 14 artigos, escritos por 18 autores.


Artigos da edição de 2017

. CARLOS PINTO DE SOUSA - UM AUTODIDATA DO CRESCIMENTO CULTURAL António Augusto Silva
. UMA ALDEIA DE HÁ DOIS MIL ANOS - UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO E A SUA INVESTIGAÇÃO António Manuel Silva, Gabriel R. Pereira, Sara Almeida e Silva e Paulo A.P. Lemos
. A PEDRA DE ARMAS DA “CASA DO COUTO”, EM SALREU Delfim Bismarck Ferreira
. PALACETES EM ESTARREJA Domingos Tavares
. MEMÓRIAS DO QUOTIDIANO – EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO José Gurgo e Cirne
. O PATRIMÓNIO BIBLIOGRÁFICO DE ANTÓNIO MADUREIRA – CASA-MUSEU MARIETA SOLHEIRO MADUREIRA EM ESTARREJA Juliana Cunha
. TAVARES RESENDE DA CASA DE S. BERNARDO DA CONGOSTA EM AVANCA – ESTARREJA, AVEIRO Luís Cardoso Menezes
. OS CONCELHOS DE ESTARREJA E MURTOSA NA PRIMEIRA GRANDE GUERRA (1914-1918) Marco Pereira
. ESCULTURA DEVOCIONAL NA IGREJA MATRIZ DE AVANCA Maria Clara de Paiva Vide Marques, António Cruz Leandro e Luís Alberto Casimiro
. FORAL DO ANTUÃ: DOCUMENTOS AUTÊNTICOS QUE O TROUXERAM ATÉ HOJE Norvinda Leite
. UMA CARTA Sérgio Paulo Silva
. JOAQUIM MARIA LEITE Teresa Cruz Tubby
. EMIGRAÇÃO ESTARREJENSE NO ANO DE 1906 Teresa Cruz Tubby e Valter Santos
. SAUDADES, EGAS MONIZ – UM PERCURSO – 90 ANOS DA ANGIOGRAFIA CEREBRAL (1927-2017) Rosa Maria Rodrigues



CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja

Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 
 Web www.cm-estarreja.pt

Onde posso doar sangue em Aveiro em 2018?

Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário