terça-feira, 21 de novembro de 2017

Avaliação do impacto dos fogos com Turismo do Centro Turismo “made in Centro de Portugal”


Relançar o turismo do concelho e da região após o incêndio de 15 de outubro e fornecer informação relativa aos programas de apoio aos empresários e municípios afetados, foram os temas da reunião ocorrida ontem, 20 de novembro, no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande.

Tratou-se de um encontro de trabalho entre a presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira; presidente da Assembleia Municipal, Luís Marques;  presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado; representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Joaquim Felício; vereadores da Câmara Municipal, presidentes da Junta da Marinha Grande e de Vieira de Leiria, representantes da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, Instituto Politécnico de Leiria, outras entidades regionais e locais e agentes económicos ligados ao setor turístico.

A reunião decorreu dos acontecimentos provocados pelos incêndios no Município da Marinha Grande e da necessidade de analisar as suas implicações no setor turístico.

A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, recordou que “estamos aqui para, em conjunto com estas entidades, sobretudo com o Turismo do Centro e a CCDRC darmos passos em termos daquilo que será o turismo para a nossa região” e “oscultarmos os presentes relativamente à dinamização da região”.

Cidália Ferreira fez alusão a projetos que considera importantes e que podem potenciar o turismo do concelho, para o desenvolvimento dos quais já foram encetados contactos com o Governo, como a requalificação do Parque do Engenho, das casas das matas e dos pontos de vigia, a dinamização das ecopistas do Rio Lis, Centro de Interpretação Ambiental, arte xávega, entre outras iniciativas.

Pedro Machado esclareceu que a reunião se destinava a “apresentar várias  medidas disponíveis que possam ajudar a ressarcir os prejuízos, direta ou indiretamente, causados pelos incêndios e que, quer para os empresários quer para o Município, sejamos capazes de enquadrar”.

A grande intenção do presidente do Turismo do Centro é “mudar a perceção do destino, do ponto de vista nacional e internacional, no sentido de que o centro não ardeu todo e que nos concelhos atingidos existem valências, como é o caso da Marinha Grande, que podem, devem e consolidam uma visita turística de qualidade”.

Para isso, aquela entidade está a executar campanhas nacionais que apelem a que os turistas “passem o Natal e a passagem de ano na região Centro, façam convenções e reuniões no Centro de Portugal aproveitando as infraestruturas disponíveis e consumam produtos da região Centro”.

De entre as pessoas presentes foram colhidas sugestões e retiradas dúvidas, sobretudo relativamente às formas de financiamento para a recuperação de infraestruturas que sejam potenciadas turisticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário