terça-feira, 21 de novembro de 2017

Um livro de um metro, um livro de arte




Uma imagem com texto

Descrição gerada com confiança alta
O Físico Prodigioso é uma das mais ousadas e belas novelas da literatura portuguesa. De um erotismo arrojado, viajando pelas noções de género, este pequeno romance de Jorge de Sena dá corpo a uma edição artesanal, com materiais únicos da Guerra e Paz. Com uma capa articulada em quatro “pastas” ou painéis, o livro tem um metro de envergadura quando completamente aberto e desdobrado. É, por isso, uma edição única no mundo.
Jorge de Sena foi o primeiro autor da Três Sinais, editora que hoje, como colecção de “livros de arte”, faz parte do património da Guerra e Paz, Editores. É, por isso, que nela agora se inclui este O Físico Prodigioso.
Como acontece com outras obras da colecção, o texto de Sena, «modelo superlativo do conto fantástico português», é acompanhado por 21 ilustrações de Mariana Viana. O livro tem igualmente as marcas artesanais da colecção: a capa articulada em quatro painéis com ilustrações, sendo esses painéis revestidos a papel couché de 135 gramas, plastificado a dourado, e a faces do miolo, de cor azul, pintadas à mão.
Foram estas as soluções técnicas que a Guerra e Paz encontrou para, num tempo de mudança do paradigma do livro, reforçar a singularidade de uma obra de conteúdo audacioso e perturbador.
Decisiva para a viabilização desta edição foi Isabel de Sena, filha de Jorge de Sena, curadora da sua obra. Acolheu com entusiasmo a sugestão do editor para a presente edição, tendo acompanhado cada passo do processo editorial. A sua forma larga e generosa de ver o livro foi um estímulo e uma inspiração que o editor muito lhe agradece.
O editor louva também à pintora Mariana Viana a coragem de se envolver neste projecto, enfrentando sem temor as limitações de tempo, que balizaram a concepção e desenvolvimento desta edição. As suas 21 ilustrações dialogam com o experimentalismo narrativo, tão poético, de Sena, com a sua liberdade erótica que tem raízes nas antiquíssimas cantigas de amigo e de amor.
Esta edição é também um desafio a bibliófilos e coleccionadores. Foram impressos 1500 exemplares, numa edição limitada e numerada. Não haverá reedição ou reimpressão, como aliás é timbre das edições únicas da Guerra e Paz editores.
Uma imagem com mesa, interior, parede, sentado

Descrição gerada com confiança muito alta

O FÍSICO PRODIGIOSO
Jorge de Sena
22x22
216 páginas
Ficção/Novela
75,00 €
Nas livrarias a 22 de Novembro
Guerra e Paz Editores

R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário