quarta-feira, 6 de setembro de 2017

360º - Os rapazes e as raparigas não são iguais na escola (e isso importa). Mais: a polémica dos donativos e Joaquim Raposo entrevistado no Carpool

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Está aí o Furacão Irma, a maior tempestade alguma vez registada no Atlântico. Há várias ilhas das Bahamas evacuadas e foi declarado o estado de emergência na Flórida, Porto Rico e Ilhas Virgens dos EUA.

A tensão continua a subir na Coreia do Norte. Veja a contabilidade das novidades:

  1. Pyongyang jurou e garantiu que vai continuar com o seu programa nuclear mesmo que haja mais sanções. E...
  2. ... anunciou que vêm aí mais "presentes" para os Estados Unidos. Aliás...
  3. ... o próximo lançamento pode acontecer já este sábado, quando se celebra o aniversário da fundação do país. Mas... 
  4. ... um especialista avisou que a montanha onde a Coreia do Norte tem testado as bombas nucleares "pode colapsar".

Salvador Sobral anunciou ontem à noite que vai dar um último concerto, com entrada gratuita, antes de "entregar o corpo à ciência". O cantor diz num vídeo que colocou no Facebook que “infelizmente” não sabe “quando tempo pode demorar” para resolver o seu problema de saúde, mas que voltará "em breve".

A inscrição de Adrien Silva na liga inglesa parece ter sido mesmo rejeitada pela FIFA. A informação ainda não é oficial, mas, a confirmar-se, significa que o futebolista terá que esperar até janeiro para jogar pelo Leicester. Resta ainda a hipótese de recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto.


Informação relevante
Na educação, rapazes e raparigas são diferentes? E devem ser tratados por igual? A polémica sobre os livros da Porto Editora agitou muita gente, mas deixou quase todas as perguntas importantes sem resposta. Um ensaio de Alexandre Homem Cristo ajuda a olhar para o tema com dados concretos. Quem quiser pensar sobre o assunto só tem que vir aqui.

Ainda na educação: o governo criou este ano mais 70 salas para o pré-escolar, mas ainda há crianças sem vagas. A notícia é do DN

Joaquim Raposo, candidato do PS a Oeiras, é o mais recente entrevistado do Carpool Autárquicas do Observador. Diz que aceita entrar no executivo de Isaltino Morais ou de Paulo Vistas, só que sem pelouros, mas espera ganhar com a ajuda do "estado de graça do PS". Se for presidente de câmara, desmantela o SATU e promete muitas obras. E admite que costuma pedir conselhos e opiniões ao seu amigo Sócrates.

No best of da entrevista em vídeo, Joaquim Raposo fala dos seus planos para a Amad..., desculpem para Oeiras.("Engana-se frequentemente?", "Não, às vezes acontece...".)

"Sente falta de Manuel Pizarro?". "Com certeza". Foi a primeira pergunta e a primeira resposta de Rui Moreira no debate de ontem na SIC, que juntou os cinco principais candidatos à Câmara do Porto. A Sara Otto Coelho assistiu a tudo e conta o que se passou.

Há uma enorme confusão sobre os donativos para Pedrógão Grande e os políticos não estão a ajudar a esclarecer o caso:
  • Marcelo Rebelo de Sousa: “Foi-me explicado a 17 de agosto, mas acho que deve ser explicado aos portugueses que só uma parte do fundo é gerida pelo Estado e outra por outras entidades”. Quem explicou o quê ao Presidente? E de que é que estamos à espera para democratizar essas explicações com detalhes?
  • António Costa: “Só a RTP pode explicar o que que fez com o dinheiro”. De que é que o primeiro-ministro está a falar? Do concerto de solidariedade no Meo Arena? Mas esse espectáculo foi organizado pela RTP ou foi transmitido por todos canais? Porque é que o primeiro-ministro fala por meias-palavras?
  • Já a secretária de Estado da Segurança Social disse, basicamente, repetindo declarações de António Costa, que o Governo só se responsabiliza pelos donativos do Fundo Revita. Quer dizer que o destino do restante dinheiro é indiferente para o Governo?

O presidente da câmara de Mação e o deputado do PSD Duarte Marques querem que a Inspecção-Geral da Administração Interna investigue as decisões tomadas pelo comandante nacional da Proteção Civil no combate aos fogos. A notícia é do Público.

O Presidente da República também se envolveu ontem na polémica dos enfermeiros. Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que vai receber as ordens profissionais ligadas à saúde. Se já se perdeu neste conflito que não acaba, temos cinco perguntas e repostas que ajudam a perceber o que está em causa.

Portugal é o quinto melhor país do mundo — e o melhor da Europa — em qualidade de vida para aqueles que têm que trabalhar fora do seu país de origem. É o resultado de um estudo da Internations, uma comunidade internacional para expatriados.

Os vencedores do Prémio António Champalimaud de Visão deste ano foram a Sightsavers e a CBM, duas organizações que lutam há décadas contra a cegueira. Vão receber um milhão de euros, o maior prémio monetário do mundo a ser entregue a instituições desta natureza.

Está ainda por resolver o caso da criança luso-descendente que desapareceu durante um casamento em França. Há dois suspeitos, há rastos de ADN, mas falta encontrar Maëlys de Araújo. Juntamos o que já se sabe e o que ainda falta saber sobre este processo angustiante.

O Reino Unido já tem planos para os imigrantes depois do Brexit. As medidas eram secretas até ontem, mas o The Guardian revelou-as. Um exemplo: os imigrantes sem qualificações específicas só poderão ficar no país durante um período máximo de dois anos. Mais detalhes aqui.

O Governo Trump anunciou o fim da chamada "lei dos sonhadores", que protegia os filhos de imigrantes ilegais que chegaram aos Estados Unidos quando eram crianças. Obama reagiu imediatamente e disse que a medida era "cruel".


Os nossos Especiais

O português Miguel Queimado quis ser médico, trabalhou no governo de Tony Blair e esteve na banca - agora, é uma espécie de caça-sonhos que já ajudou a lançar negócios de 17 mil alunos com a app Dreamshaper. O João Costa conta a história deste empreendedor.


A nossa Opinião

Maria João Marques escreve "Guerra às crianças": "Com tanto blablablá, a CIG proclamou afinal que as raparigas devem ser como os rapazes para terem sucesso. São, na desconsideração das capacidades femininas, iguais aos machistas".

José Milhazes escreve "À espera do fim do mundo ou apenas mais uns sustos?": "Se os testes de mísseis e bombas continuarem na Coreia do Norte e as sanções não derem resultados reais, deve-se concordar com os que defendem que se deve “deixar em paz” os norte-coreanos?".


Notícias surpreendentes

Abanem a cabeça: Madonna chegou a Portugal há apenas uns dias e já está a colocar nas redes sociais fotos em que aparece com cara irritada. A explicação: parece que a cantora está a ter algumas dificuldades em receber uma encomenda, por lhe pedirem que prove a sua identidade. No Twitter, culpa a empresa Fed-Ex; no Instagram, culpa os serviços alfandegários.

Esfreguem as mãos: a editora E-Primatur vai lançar, a partir de outubro, a obra completa de Luís Vaz de Camões.

Preparem as papilas gustativas: mostramos-lhe quais são os produtos da época em setembro; e levamo-lo ao primeiro café exclusivamente dedicado aos cereais no Porto.

Abram os olhos: estes locais de luxo fizeram postais nos anos 60 e agora estão ao abandono, como mostra esta fotogaleria impressionante.

Liguem o telemóvel, o computador ou o tablet: toda a informação do dia está aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário