9.º ENCONTRO NACIONAL
DO VOLUNTARIADO EM SAÚDE
14 de outubro - Viseu
REALIDADES E DESAFIOS
nos âmbitos, hospitalar, comunitário e espiritual
Quando celebra o seu 10.º aniversário, a Federação Nacional de Voluntariado em Saúde – FNVS, leva a efeito a 14 de outubro próximo, na cidade de Viseu, o 9.º Encontro Nacional do Voluntariado em Saúde, desta vez subordinado ao tema geral “Realidades e Desafios” e aos subtemas “âmbitos, hospitalar, comunitário e espiritual”.
O evento, acontecimento anual e muito importante, não só no contexto da FNVS, mas também no do voluntariado em geral em Portugal, destina-se a todos os públicos, sejam cidadãos em nome individual sejam Organizações de voluntariado e outras. Todos são bem-vindos, de modo particular, os dirigentes, os voluntários e outros colaboradores das Organizações (filiadas ou não na FNVS) que atuam no campo da saúde, seja em contexto de Unidade de Saúde ou Resposta Social, seja em contexto comunitário ou outro.
Queremos contribuir para o cumprimento dos fins do voluntariado, particularmente dos que se relacionam com o que se realiza no campo da saúde e similar, promovendo-os; assim como também com os que se relacionam com a atividade que as Organizações desenvolvem; e que é expressão de cidadania ativa e solidária. Temos como objetivos para o evento:
Reunir os voluntários que em Portugal, atuam no campo da saúde e similar, em prol da humanização, do bem-estar dos utentes e da qualidade de vida, independentemente de se encontrarem inseridos ou não em Organizações Promotoras de Voluntariado e Organizações Representativas de Voluntários.
Divulgar projetos, programas, Organizações e boas práticas de voluntariado no campo da saúde e similares, que se revelem sérios contributos de cidadania e de solidariedade, no sentido da melhoria da qualidade dos serviços e dos cuidados que se prestam aos utentes de saúde.
Contribuir para a capacitação geral dos agentes do voluntariado no campo da saúde e similar, nomeadamente os voluntários, possibilitando-se posturas e modus operandi com mais adequação e assertividade, no contexto das Unidades, dos Equipamentos e das Organizações onde colaboram; e elevar o pensamento crítico e o interesse ativo dos cidadãos sensibilizando-os para a importância do envolvimento no voluntariado.
Dar visibilidade ao voluntariado estruturado que em Portugal se realiza no campo da saúde e similar, sobretudo o que é protagonizado pelas Organizações de cidadãos, de modo particular, por aquelas que se encontram integradas na Federação Nacional de Voluntariado em Saúde, e por esta.
Evidenciar que a Federação Nacional de Voluntariado em Saúde e as Organizações suas associadas, são ontem, hoje e sempre, a forma e o caminho a fazer, no sentido da integração, da representação e da defesa do voluntariado no campo da saúde em Portugal, no contexto global do voluntariado.

Programa e mais informação em: