sábado, 20 de janeiro de 2018

Manhã de sábado: Uma portuguesa nas quintas de marijuana dos EUA

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
É legal cultivá-la e vendê-la, mas sem visto de trabalho no país é ilegal apanhá-la. Não é por isso que as quintas da Califórnia deixam de estar cheias de portugueses, espanhóis e italianos.
Dez anos e 6 tentativas falhadas depois, Hugo Vau surfou uma onda maior que a do tsunami de 1755, aquela que será a "Big Mama", a mãe de todas as ondas. Agora já quer a "Big Grandmama".
Não posso aceitar que seja do interesse de Portugal ou de Angola a aceitação de uma “chantagem” exercida apenas para salvaguarda de Manuel Vicente (por mais poderoso ou melhor pessoa que possa ser).
Donald Trump é Presidente há um ano. Reverteu as políticas de Obama, afastou os EUA no plano diplomático e está envolto em polémicas. No ano que se segue, conseguirá Trump sobreviver a ele próprio?
O que fica deste primeiro ano desde que Donald Trump tomou posse como Presidente dos EUA? Escândalos, ameaças, gaffes e muitas imagens bizarras.
Republicanos e democratas não chegam a acordo para aumentar o limite de endividamento o suficiente para financiar o governo federal durante um mês.
O Governo dos Estados Unidos pode ficar paralisado a partir deste sábado, caso republicanos e democratas não cheguem a acordo no Senado. Afinal, o que muda durante um shutdown?
Em Portugal, são os piores alunos que querem ser professores, ao contrário do que acontece na Finlândia, por exemplo. O que é que podemos fazer para mudar isto? Ensaio de Alexandre Homem Cristo.
Tem janelas que não fecham e amianto nos telhados. No inverno, os alunos têm de se cobrir com mantas e cachecóis durante as aulas. Diretor espera obras, ministério só fala de ampliação de balneários.
O processo judicial que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates tem visto a sua abertura de instrução sucessivamente adiada. E volta a ter problemas: há vírus nas provas entregues a arguidos.
Em 2017, houve mais acidentes e morreram mais pessoas nas estradas. Mas, em vez de reflectir sobre o que está a correr mal, o Governo optou por uma medida que é um disparate: o limite de 30 km/h. 

Comer/Ver/Fazer

A feira "O Chocolate em Lisboa" começa já a 1 de fevereiro e foi a propósito disso que o Observador falou com Odete Estevão, presidente do Cacau Clube Portugal e estudiosa do assunto há 24 anos. 

A pianista Joana Gama vai interpretar a peça "Vexations", do compositor Erik Satie, numa maratona de 14 horas. O concerto é no domingo, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. 

"O Último Tango em Mafamude" é o novo trabalho do produtor que assina como dB. Nele faz uma homenagem às suas raízes gaienses e embarca numa viagem entre o mundo do hip-hop e a música romântica.

Sebastião Carolino queria abastecer-se de proteína no Nogueira's Porto, na baixa portuense. Pelo caminho percebeu que ainda é possível comer num sítio "moderno" sem ser preciso vender um rim. 

Um filme tailandês, "A Hora Mais Negra", com Gary Oldman no papel de Churchill, e "Três Cartazes à Beira da Estrada", vencedor dos Globos de Ouro, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros. 

Há uma lista de nove destinos europeus para os quais pode viajar a menos de 100 euros, a partir de Madrid, nos fins de semana de fevereiro. Confira quais são na lista e percorra a fotogaleria. 

Tem 130 anos no BI e novas ideias na cartola. A Gran Cruz prevê inaugurar uma guest house na Ribeira, no Porto, já esta primavera, e abrir ao público a Quinta do Ventozelo, no Douro. 

Enquanto não chegam as novidades portuguesas, reunimos seis edições em inglês que vale a pena procurar no início de 2018. Sobretudo ficção, mas há também ensaios. As mulheres estão em maioria. 

"Sonho de uma noite de verão" é uma peça "muito festiva e muito onírica", segundo o encenador, Luís Moreira. O espetáculo estreia na quarta-feira, na rua Luz Soriano, em Lisboa. 



Opinião

Ricardo Sá Fernandes
Não posso aceitar que seja do interesse de Portugal ou de Angola a aceitação de uma “chantagem” exercida apenas para salvaguarda de Manuel Vicente (por mais poderoso ou melhor pessoa que possa ser).

Ruth Manus
Parece que todos os aparelhos eletrônicos que os meus pais compram foram vítimas de algum tipo de maldição que tornou seu funcionamento algo absolutamente anormal. 

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Está explicada a crise do teatro nacional: é por falta de ‘maturidade do público’ que esta nobilíssima arte não atrai mais espectadores!

Rui Ramos
Donald Trump vai comemorar o primeiro ano da presidência que nunca deveria ter acontecido. As histórias de "fogo" e de "fúria" não permitem compreender porquê. 

Helena Garrido
Mais uma vez não estamos a aproveitar os bons ventos da economia para criar um Estado forte e de qualidade nos serviços que presta por ser financeiramente sólido.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário