sábado, 3 de fevereiro de 2018

E SE… Angola tivesse proclamado a independência em 1959?


Um exercício de Jonuel Gonçalves, participante activo na luta pela independência e democratização da ex-colónia

Este livro de Jonuel Gonçalves é um retrato de Angola em 1959. Ou melhor, Jonuel Gonçalves começa por fazer um retrato – a fotografia tipo passe – da situação que a colónia portuguesa então vivia. Depois, recorrendo à imaginação, dá vida ao retrato, pondo em marcha pessoas, instituições, forças militares, ímpetos revolucionários, sempre com base numa premissa: e se tivesse acontecido assim?

Vejamos, corria o ano de 1959 e a repressão abate-se sobre numerosos grupos nacionalistas angolanos, fazendo centenas de presos. A população está revoltada e surgem vozes a defender a lu­ta armada. No final do ano, já vários grupos de jovens pla­neiam pegar em armas contra o colonialismo. À época, o poder militar colonial era fraco, mas a injustiça e a revolta, grandes. A intelectualidade começa também a ver com sim­patia o recurso à força, tida como inevitável dada a vontade férrea de Salazar em manter as colónias. Contudo, a revolta só se daria pouco mais de um ano depois.

Mas e se a rebelião tivesse acontecido em 1959? Jonuel Gonçalves, participante nesses acontecimentos, partindo do método what if? – e se tivesse acontecido assim? – consagrado sobretudo pela historiografia de língua inglesa, procura sa­ber o que sucederia se esses jovens tivessem agido. O resultado desse exercício é agora publicado no livro E Se Angola Tivesse Proclamado a Independência em 1959?, que chega às livrarias a 6 de Fevereiro.

Dia a dia, hora a hora, de 15 de Outubro de 1959 a 11 de Janeiro de 1960, acompanhe o desenrolar dos acontecimentos de uma história possível. São três meses que reflectem uma exploração de um cenário de guerra, um estudo de possibilidades diferentes, estabelecendo alternativas e contribuindo para consideração em actuações e atitudes futuras, perante desafios de alguma forma semelhante. Com uma Angola independente em 1959, teria sido muito o sofrimento poupado ao povo angolano? 

E SE ANGOLA TIVESSE PROCLAMADO A INDEPENDÊNCIA EM 1959?

Jonuel Gonçalves
15x23
192 páginas
15,50 €
Não Ficção/História
Nas livrarias a 6 de Fevereiro
Guerra e Paz Editores


R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 213 144 488

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário