sábado, 3 de fevereiro de 2018

Manhã de sábado: Interativo/ Ranking Escolas 2017. Em que lugar ficou a sua?

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
O Observador fez o ranking das escolas com base nos exames do 9º e do 12º e outro com base na progressão dos alunos. Pesquise por escola, concelho, disciplina, público e privado.
No ranking dos exames, as privadas aparecem de novo a dominar e as públicas com menos alunos carenciados são as mais bem colocadas. Mas quando se mede o sucesso é uma escola pública que fica em n.º 1.
No ano letivo de 2016/17, só 29% das escolas obtiveram uma média negativa combinada dos dois exames do 9.º ano. Foi uma queda de 17,4 pontos percentuais. A primeira pública sobe 10 lugares.
Um estudo sobre a composição das turmas mostra que os resultados melhoram quando elas são o mais heterogéneas possível. Mas há um dado peculiar: os repetentes funcionam melhor quando estão juntos.
A Housers, uma plataforma de crowdfunding imobiliário, lançou o segundo projeto de investimento imobiliário. A partir de 50€ qualquer um pode investir num imóvel em Lisboa e receber parte da renda.
Quatro ramos das Forças Armadas uniram-se em protesto contra o Governo por considerarem injusta a redução de efetivos prevista para 2018. Redução pode pôr em causa algumas missões. Protesto é inédito.
O líder do PSD disse que "é inquietante", numa altura em que são registados "casos de corrupção ao mais alto nível da sociedade", que o Estado "encolha os ombros e se refugie no andamento da Justiça".
Os interrogatórios aos cinco arguidos detidos no âmbito da Operação Lex foram conduzidos pelo juiz conselheiro Pires da Graça. Todos saem agora em liberdade com termo de identidade e residência.
Corrupção, tráfico de influência e recebimento indevido de vantagem foram os crimes que estiveram na origem da investigação ao ministro das Finanças. Autos foram arquivados por falta de indícios.
No 200.º aniversário da publicação de "Frankenstein", a Biblioteca Nacional dedica-lhe uma exposição, a editora Guerra e Paz lança uma versão juvenil e os cientistas recordam a sua importância.
Apostada na mobilidade eléctrica, a Mercedes-Benz anunciou o reforço desta estratégia, através da electrificação de todo o seu portefólio, até 2022. Basicamente, mais de 50 veículos electrificados. 

Comer/Ver/Fazer

Há os saudáveis, os calóricos, os internacionais e os instagramáveis. Dizem que é a refeição mais importante do dia, por isso fomos à procura dos melhores pequenos-almoços de Lisboa e do Porto. 

Há mais de vinte anos, Portugal parava duas vezes por dia para ver as aventuras de Son Goku e dos seus amigos. Com "Dragon Ball Fighter Z" é possível que pare ainda mais. 

Em 2010, três amigas (e um gato) começaram a fazer design com papel, era fácil e barato. Hoje, Oupas! é um estúdio requisitado por marcas e artistas e não lhes passa pela cabeça usar outro material. 

Um documentário sobre os gatos de Istambul e outro sobre a cantora e actriz Marianne Faithfull, e "The Post", o mais recente filme de Steven Spielberg, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana. 

Spielberg recria o choque entre o "The Washington Post' e a Casa Branca de Nixon em 1971, e o melhor do filme é a evocação do funcionamento dos jornais na época. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas. 

Porque nunca é tarde para cuidar da pele, saiba como lhe dar um aspeto saudável para que se mantenha fresca e suave nos próximos vinte anos. Ou seja, para chegar aos 80 a parecer que tem 60. 

A Companhia das Ilhas, uma editora da ilha do Pico, vai ser responsável por um dos lançamentos mais importantes de 2018: as obras completas de Vitorino Nemésio. O primeiro volume sai em abril.

A feira "O Chocolate em Lisboa" começa já a 1 de fevereiro e foi a propósito disso que o Observador falou com Odete Estevão, presidente do Cacau Clube Portugal e estudiosa do assunto há 24 anos. 

A Labo, a grande novidade da Nintendo, foi revelada mundialmente esta quarta-feira mas alguns sortudos tiveram acesso a ela antes do tempo. O Rubber Chicken foi um deles e conta o que achou. 


Opinião

Rui Ramos
Poderá o nosso regime funcionar sem cumplicidades, sem favores, sem arranjos, sem ganhos ilegais? Ou é aquilo a que chamamos "corrupção" a única maneira de o regime existir?

João Cândido da Silva
Combater a debilidade da poupança exige visão de longo prazo. Não é uma batalha que produza resultados com visibilidade imediata ou dividendos políticos ao virar da esquina.

José Manuel Fernandes
Quando a esmola é muita o pobre desconfia. E eu desconfio da euforia de um país de onde todos os problemas parecem ter desaparecido. Não acredito em milagres. Os números e a realidade também não.

Diana Soller
Quem são os “amigos” dos EUA? Conhecemos apenas as duas condições necessárias: apoiar as suas posições e políticas e estarem dispostos a serem portadores do fardo financeiro da sua vontade política.

José Filipe Correia Guedes
As manias de investimento e as euforias bolsistas são assuntos que arrastam multidões, que perturbam o equilíbrio social, que espicaçam as grandes paixões humanas, como a ganância, a inveja e o medo. 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário