sábado, 3 de fevereiro de 2018

Caso Sofia Lisboa. Segurança Social está a ter interpretação “manifestamente abusiva"


Ex-cantora tem invalidez total e não pode receber os "royalties" das músicas dos Silence 4. Advogado critica situação.
O advogado Ricardo Salazar, especialista em direitos de autor e direitos conexos, defende Sofia Lisboa, ex-vocalista dos Silence 4, na polémica com a Segurança Social revelada esta sexta-feira pela Renascença.
Sofia Lisboa lutou quatro anos contra um cancro e foi-lhe atribuída uma reforma por invalidez total o que a impede de trabalhar e, mais que isso, de receber os direitos das músicas que gravou.
Em declarações à Renascença, Ricardo Salazar diz que “estamos a falar de um trabalho efetuado no passado, antes de a pessoa ter a maleita que provocou a invalidez”.
O advogado reforça que “é manifestamente abusivo alguém defender que se deixa de ter direito a 'royalties' porque é uma situação contratualizada entre entidades privadas ou deixar de receber direitos de autor e direitos conexos porque estamos a falar de um trabalho passado, não um trabalho atual ou futuro que tenha algum tipo de conflito com a pensão de invalidez”.
“A não ser que a Segurança Social tenha outra interpretação, mas se a tem terá de deixar de a ter porque estamos a prejudicar o artista e a pessoa que contribuiu para que a obra tivesse o sucesso que teve”, diz.
Ricardo Salazar dá um exemplo: “É quase como uma pessoa ser proprietária e por ter uma pensão de invalidez não vai deixar de receber rendas por isso."
De acordo com a lei, qualquer cidadão que receba uma pensão por invalidez absoluta não pode auferir rendimentos do trabalho.
Renascença já tentou obter esclarecimentos por parte da Segurança Social, até ao momento sem sucesso.
Fonte: RR

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário