quinta-feira, 29 de março de 2018

Viúva de militar morto há nove meses no Mali ainda à espera da pensão de sangue

Sargento-ajudante do Exército, ao serviço da UE, foi vítima de um ataque terrorista ocorrido em junho de 2017 nos arredores de Bamako.
Resultado de imagem para Viúva de militar morto há nove meses no Mali ainda à espera da pensão de sangue
A Associação Nacional de Sargentos (ANS) revelou esta quarta-feira que a viúva do sargento-ajudante Paiva Benido, vítima de um ataque terrorista no Mali, continua nove meses depois sem receber a pensão de sangue devida.
A informação consta de um comunicado da ANS e foi repetida no Parlamento pelo sargento-mor Lima Coelho, ex-presidente da ANS e atual diretor do jornal O Sargento, levando o presidente da Comissão parlamentar de Defesa a declarar-se envergonhado com essa situação.
"Sinto vergonha dessa circunstância e hoje mesmo procurarei obter" explicações para esse facto, afirmou Marco António Costa, no encerramento da conferência "Recrutamento Militar: dificuldades e desafios".
O sargento-ajudante Paiva Benido faleceu a 18 de junho de 2017, um domingo, devido a um ataque terrorista ocorrido a meio da tarde no Hotel Le Campement Kangaba, nas imediações de Bamako.
O militar, casado e com duas filhas menores, integrava o contingente nacional na Missão de Treino da União Europeia (EUTM) no Mali.
A pensão de sangue é devida desde o início de julho de 2017 e corresponde a 70% do valor da remuneração auferida pelo sargento-ajudante falecido, de acordo com o respetivo diploma.
A informação sobre o caso foi feita num comunicado da ANS, divulgado hoje e a propósito de o Presidente da República ter dito segunda-feira, na República Centro Africana, que os militares portugueses eram "os melhores do mundo".
"Os militares 'melhores do Mundo' sao confrontados com o facto de que apos nove meses de um camarada ter tombado no exercicio da missao, no Mali, a sua viuva ainda nao comecou a receber a pensao de preco de sangue [...], tendo apenas sido executados os seguros de vida associados a missao", indica o texto da ANS.
Esperarem meses para receber "uma comparticipação de poucas dezenas de euros" quando pagam "uma centena de euros durante 14 meses por ano para terem direito a assistência na doença" ou haver quem esteja 20 anos no mesmo posto foram outros exemplos por que passam os militares portugueses, segundo a ANS.
DN / Manuel Carlos Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário