domingo, 15 de abril de 2018

Hora de Fecho: Manuel Reis: sociologia de um empresário da noite

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
SOCIEDADE 
João Pedro George leu os obituários publicados a propósito da morte do fundador do Frágil e do Lux. Depois procurou demonstrar que há uma lógica social nestes relatos individuais. E explica porquê.
Benfica e FC Porto discutem ao final da tarde a vitória e a liderança da Liga, num jogo que será fundamental para as contas finais. Siga aqui todas as incidências antes, durante e depois do clássico.
Diogo Ganchinho venceu este domingo a final de trampolim individual sénior do Campeonato da Europa de Trampolins, que se realiza em Baku, no Azerbaijão. Portugal soma já dez medalhas na competição.
César Peixoto, o expoente máximo da expressão 'o sonho comanda a vida': em três anos, passa de campeão da 3ª divisão para a conquista da Liga dos Campeões. Dispensado pelo Porto, é campeão no Benfica.
O líder do PSD questionou este domingo o facto de António Costa ter toda a disponibilidade para injectar dinheiro público na banca portuguesa e continuar sem fazer nada em relação à função pública.
A deputada social-democrata, próxima da ala passista do partido, sucede assim a Cristóvão Simão Ribeiro e torna-se a primeira mulher a liderar a JSD. "Este é o maior desafio da minha vida", afirmou.
Dois dias de missão. Militares portugueses deslocaram-se a pé para recuperar um drone das Nações Unidas. Durante o percurso carregaram explosivos necessários à missão.
O advogado Ricardo Sá Fernandes escreve sobre a condenação do ex-Presidente do Brasil, os casos Mensalão e Lava Jato: "É inaceitável querer transformar este caso numa sublevação do Estado de Direito".
O desconhecimento sobre o que é o feminismo é uma das premissas do primeiro livro de Patrícia Motta Veiga. Movimento que é, muitas vezes, confundido como sendo o oposto de machismo.
O Japão é o país com mais centenários do mundo. E Junko Takahashi, jornalista japonesa, explica em livro quais são os segredos que um povo guarda há anos para viver sempre mais e melhor.
Em 1768 anos morria na miséria, em Nápoles, Nicola Porpora, compositor e pedagogo cujas óperas tinham colhido aplauso pela Europa fora. 250 anos depois, a Decca faz-lhe justiça com dois discos. 
Opinião

Helena Matos
“Da luta de classes à luta pelo melhor escalão” é o papel reservado ao povo nesta revista à portuguesa que tem como estrelas a Catarina dos ultimatos, o Jerónimo dos provérbios e Costa, o habilidoso.

Paulo Trigo Pereira
Só se tudo o mais falhasse é que Obama avançaria para o ataque, que aliás ponderou no passado, com todo o apoio possível da comunidade internacional que seria bem mais alargado.

João Marques de Almeida
As funções europeias de Centeno revelaram o seu real pensamento: ele está muito mais próximo de Vítor Gaspar do que da escola de Louçã que manda no Bloco. Não há ninguém nas esquerdas que não o saiba.

Alberto Gonçalves
O apogeu da demência foi atingido na lendária “missa” que precedeu a prisão: “Já não sou um ser humano. Sou uma ideia.”, proclamou. É deste material que se fazem boa parte das calamidades históricas.

Ruth Manus
Existe uma leva de brasileiros que há 10 ou 15 anos se mudaria para Miami, mas que agora decidiu vir para Portugal para “se livrar do terceiro mundo”. Têm muito dinheiro, mas pouco na cabeça. 

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário